- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Investigação revela que ruas no Canadá receberam nomes de pessoas ligadas ao nazismo

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyHá anos, Rússia propõe solução para combater glorificação do nazismo, sendo barrada por países como EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Japão, Ucrânia, França e Canadá, entre outros. Na foto, estêncil na parede mostra proibição da suástica nas ruas de Donetsk
Há anos, Rússia propõe solução para combater glorificação do nazismo, sendo barrada por países como EUA, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Japão, Ucrânia, França e Canadá, entre outros. Na foto, estêncil na parede mostra proibição da suástica nas ruas de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2025
Nos siga no
A associação judaica sem fins lucrativos Forward revelou, em uma nova investigação, que desde os anos 2000 algumas ruas no Canadá foram nomeadas — e continuam sendo chamadas — em homenagem a colaboradores e cúmplices do regime nazista.
A entidade identificou que a cidade de London, na província de Ontário, abriga uma rua com o nome de Max Brose, um industrial do setor automotivo alemão que fabricava armamentos para a máquina de guerra nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Membro do Partido Nazista, Brose alcançou tamanha notoriedade no Terceiro Reich que recebeu o título de "líder industrial" pelo regime. Já a sua empresa, Brose Fahrzeugteile, chegou a utilizar trabalho escravo, incluindo prisioneiros de guerra, segundo a associação.
Além disso, em Edmonton, capital da província de Alberta, há uma rua nomeada em "homenagem" a Peter Savaryn, veterano ucraniano da SS nazista e membro da 1ª Divisão Galizien da Ucrânia.
Savaryn chegou a ser condecorado com a Ordem do Canadá em 1987 — algo que levou a um pedido de desculpas da então governadora-geral Mary Simon após o escândalo envolvendo Yaroslav Hunka na Câmara dos Comuns, em setembro de 2023.
Raízes estadunidenses do nazismo alemão, parte 12: Hitler quis 'Califórnia europeia' e matava judeus - Sputnik Brasil, 1920, 09.05.2025
80 anos da Grande Vitória
Raízes estadunidenses do nazismo alemão, parte 12: Hitler quis 'Califórnia europeia' e matava judeus
Embora apenas o sobrenome conste na placa da rua, uma ata de reunião de 2007 da comissão responsável pela nomeação de ruas citava o veterano ucraniano como o "homenageado".
O governo da região confirmou que a rua foi de fato nomeada em alusão a Savaryn, mas justificou a decisão com base em seu trabalho por mais de seis décadas na preservação da língua e cultura ucranianas no Canadá, herança considerada importante para a história local, destacou a ONG.
O Canadá possui um histórico controverso de ter concedido refúgio a ex-nazistas, incluindo indivíduos condenados por crimes cometidos na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Na metade dos anos 1980, o governo canadense criou a Comissão Deschênes para investigar a imigração de pessoas com passado ligado ao nazismo para o país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала