- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Polônia quer formar maior exército da Europa com 500 mil soldados, afirma ministro da Defesa

© AP Photo / Czarek SokolowskiMembros das Tropas de Defesa Territorial voluntárias marcham com bandeiras da Polónia em celebração do Dia do Exército Polonês, em Varsóvia, Polônia, 15 de agosto de 2023
Membros das Tropas de Defesa Territorial voluntárias marcham com bandeiras da Polónia em celebração do Dia do Exército Polonês, em Varsóvia, Polônia, 15 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2025
Nos siga no
As Forças Armadas polonesas serão expandidas para 500.000 homens, disse o ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, nesta segunda-feira (11).
Na última quarta-feira (6), durante a cerimônia de aceitação do comando das Forças Armadas polonesas, o recém-empossado presidente polonês Karol Nawrocki anunciou planos para aumentar o efetivo do Exército para 300.000 homens.

"O presidente apoia o maior sistema de exercícios militares voluntários e universais, que lançaremos no próximo ano. Este sistema já está pronto. Construiremos um exército superior ao mencionado pelo presidente Nawrocki, composto não por 300.000, mas por mais de 500.000 pessoas", disse o ministro em entrevista ao jornal polonês Rzeczpospolita.

Atualmente, o Exército polonês conta com aproximadamente 206.000 homens. Esse número inclui soldados profissionais, voluntários em serviço militar básico, forças de defesa territorial e reservistas ativos.
Tanque de batalha Abrams do Exército dos Estados Unidos - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2025
Panorama internacional
Polônia compra tanques Abrams, mas não é capaz de efetuar sua manutenção, diz diretor de empresa
No início de agosto, o ministro da Defesa polonês anunciou que Varsóvia fabricaria 61 tanques em território nacional, reativando sua produção de armamentos e aumentando sua militarização sob o pretexto de garantir a "segurança" do país, além da assinatura de um acordo de US$ 6,5 bilhões (cerca de R$ 35,3 bilhões) para adquirir 180 tanques K2 sul-coreanos, o que elevará seu arsenal total para 1.100 até 2030 — mais do que Reino Unido, Alemanha, França e Itália juntos (950 no total).
Atualmente, o país já investe mais de 4% do produto interno bruto (PIB) em Defesa, e o plano de expansão de gastos para até 5% foi confirmado por autoridades como o ministro das Relações Exteriores, Radoslaw Sikorski, um aumento sem precedentes entre os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала