- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inteligência russa: Merz é obcecado com ideia de vingança pela derrota da Alemanha nazista pela URSS

© Sputnik / Maria DevakhinaSergei Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) russo, durante cerimônia de entrega dos vencedores do Prêmio Primakov para as melhores obras de literatura e arte sobre a inteligência estrangeira russa para 2023, no Centro Internacional de Imprensa Multimídia Rossiya Segodnya, em Moscou, Rússia, 24 de janeiro de 2024
Sergei Naryshkin, diretor do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) russo, durante cerimônia de entrega dos vencedores do Prêmio Primakov para as melhores obras de literatura e arte sobre a inteligência estrangeira russa para 2023, no Centro Internacional de Imprensa Multimídia Rossiya Segodnya, em Moscou, Rússia, 24 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2025
Nos siga no
Muitos especialistas europeus estão perplexos com a dura retórica do chanceler alemão, Friedrich Merz, contra Moscou, em meio ao avanço do diálogo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a resolução da crise na Ucrânia, informou na quinta-feira (4) o Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR, na sigla em russo) em comunicado.
O SVR destacou que a hostilidade de Merz em relação à Rússia é previsível, considerando os detalhes de sua formação e histórico familiar.
De acordo com informações da inteligência russa, o chanceler teria sido educado nos valores transmitidos pelo avô e pelo pai, ambos ligados ao regime nazista de Adolf Hitler.

"Friedrich está obcecado com a ideia de vingança pela derrota da Alemanha nazista pela União Soviética. O desejo de vingança cresceu nele desde a infância e, após o início de sua carreira política, adquiriu a forma de paixão que tudo consome", ressalta o comunicado.

Chanceler alemão, Friedrich Merz, e o líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky. - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2025
Operação militar especial russa
'Instigador de guerra': Merz pode entrar para a história como um dos piores líderes da Alemanha, diz professor
Neste contexto, fica claro por que Merz, após a eleição para o cargo de chanceler alemão, garantiu ao atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, o fornecimento de mísseis de cruzeiro alemães Taurus para ataques contra a Rússia.
Dessa forma, aponta o SVR, o chanceler considera seriamente os riscos de um envolvimento direto da Alemanha em ações militares contra a Rússia.
Por isso, o chanceler deu ordens para que o apoio militar de Berlim à Ucrânia fosse conduzido com a máxima discrição.

"As marcas de fábrica dos componentes dos mísseis são removidas e peças individuais são substituídas para ocultar sua origem. Ainda assim, Merz não consegue contornar o fato de que militares alemães enviados à Ucrânia serão os responsáveis por operar os sistemas Taurus, já que o treinamento dos ucranianos levaria tempo demais — tempo que, segundo a publicação, não existe diante do risco iminente de colapso das forças armadas ucranianas", apontou o SVR.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, chega para uma mesa redonda em uma cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas, 26 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.08.2025
Panorama internacional
Comissão Europeia pretende mudar governo da Hungria, diz Serviço de Inteligência Externa da Rússia
Destaca-se que tal desejo de vingança por parte de Merz gera cada vez mais preocupação entre a elite política da Alemanha.
Mesmo os parceiros do chanceler da coalizão governista não esqueceram que, no passado, todos os confrontos militares entre a Alemanha e a Rússia terminaram mal para os alemães.
Assim, concluiu a inteligência russa, os políticos alemães temem que o uso de mísseis Taurus provoque um ataque de retaliação, colocando todo o território da Alemanha em risco.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала