DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Túmulo monumental romano' com inscrição bilíngue encontrado na Albânia (VÍDEO)

© Foto / Facebook / Υπουργείο Πολιτισμού και Αθλητισμού Portão de mármore do período bizantino descoberto durante escavações em Mitilene na ilha grega de Lesbos
Portão de mármore do período bizantino descoberto durante escavações em Mitilene na ilha grega de Lesbos - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2025
Nos siga no
Um túmulo da era romana com uma inscrição funerária bilíngue rara foi descoberto em Strikcan, norte da Albânia.
A tumba data do século III ou IV d.C., medindo nove por seis metros com uma câmara funerária de 2,4 metros de altura, e é o primeiro túmulo monumental do período romano descoberto na Albânia.
O túmulo é composto por três partes: uma escadaria monumental que leva a um corredor de entrada com a câmara funerária no final. As paredes da escada são adornadas com decorações geométricas em estuque. Ele é construído de grandes blocos de pedra extraídos à distância e transportados para o local, escreve o The History Blog.
Evidências de estruturas de parede no topo do túmulo sugerem que pode ter sido um projeto de mausoléu, não apenas uma tumba subterrânea.
O sepultamento foi saqueado na antiguidade, mas os restos de móveis funerários foram encontrados na cama da câmara funerária, incluindo vasos de vidro, pentes de osso, facas e uma grande seção têxtil tecida com fio de ouro, detalha o portal.
A tumba também contém uma inscrição em grego e latim dedicada a ΓΕΛΛΙΑΝΟΣ (Gellianos), uma referência que indica o nome da pessoa enterrada.
Devido à sua grande importância, o túmulo será protegido enquanto os arqueólogos documentam e analisam seu conteúdo, incluindo os restos osteológicos humanos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала