- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Associação Nuclear Mundial elogia tecnologia russa e destaca crescimento global da energia atômica

© Sputnik / Maksim Blinov / Acessar o banco de imagensUma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear de Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk, Rússia
Uma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear de Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Nos siga no
A tecnologia nuclear russa é muito madura e desempenha um papel importante no desenvolvimento energético global, afirmou a diretora-geral da Associação Nuclear Mundial, Sama Bilbao y León, em entrevista à Sputnik.
De acordo com a especialista, a tecnologia russa é bem desenvolvida e conhecida em muitos países do mundo.

"A Rússia está contribuindo e ajudando muitos países interessados na energia nuclear", disse ela.

Bilbao y León destacou que há uma mudança significativa na forma como a energia nuclear é percebida em escala internacional.

"Vemos como em todo o mundo estamos fazendo o possível para manter a frota de usinas nucleares que temos hoje. Estamos ampliando a vida útil, fazendo modernizações, aumentando a capacidade das mesmas unidades e reabrindo usinas que foram fechadas prematuramente", explicou.

Rosatom está construindo 30 blocos de usinas nucleares na Rússia e no exterior - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2025
Rosatom está construindo 30 blocos de usinas nucleares na Rússia e no exterior
Segundo ela, cresce também o interesse por diferentes tipos de reatores — grandes, pequenos e até muito pequenos — que podem ser aplicados não apenas na geração de eletricidade, mas também em setores como a metalurgia e a petroquímica.
A diretora da Associação Nuclear Mundial observou ainda uma mudança no olhar da sociedade sobre a questão energética.

"A opinião pública está mudando. As pessoas em geral se tornaram muito mais práticas, muito mais pragmáticas, e percebem a importância de ter energia limpa, barata e disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, porque isso é indispensável para o progresso, para a qualidade de vida e para o desenvolvimento socioeconômico", disse.

De acordo com Bilbao y León, a indústria nuclear é a mais segura ou uma das mais seguras e mais fiáveis que temos hoje em dia.
A Semana Atômica Mundial está acontecendo de 25 a 28 de setembro em Moscou, reunindo líderes de mais de 100 países para discutir o futuro da energia nuclear segura. O evento celebra 80 anos da indústria nuclear russa e deve resultar em cerca de 50 novos acordos, destacando a importância da energia nuclear para a demanda global por eletricidade.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала