- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inflação real nos EUA é maior que a divulgada, dizem analistas, contestando versão da Casa Branca

© AP Photo / Mark SchiefelbeinA bandeira norte-americana no gramado norte da Casa Branca em Washington hasteada a meio mastro após a morte de Charlie Kirk
A bandeira norte-americana no gramado norte da Casa Branca em Washington hasteada a meio mastro após a morte de Charlie Kirk - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2025
Nos siga no
Embora a Casa Branca afirme que a inflação nos Estados Unidos esteja controlada, economistas e estimativas tradicionais indicam o contrário, segundo o The Washington Post.
O jornal aponta que a inflação acelerou nos últimos meses, em parte devido às novas tarifas sobre importações, e deve continuar subindo.
Enquanto o governo fala em 2,3%, especialistas calculam que o índice real esteja mais próximo de 3%, usando a metodologia anual padrão. Eles lembram que, desde a pandemia, os preços permanecem cerca de 25% acima dos níveis anteriores, apesar da desaceleração registrada nos últimos dois anos.
A Casa Branca baseia seu número de 2,3% em uma média de sete meses (de janeiro a agosto), extrapolada por meio de um método chamado "anualização", que projeta o aumento de preços desse curto período como se representasse um ano inteiro.
Manifestante usa nota de dólar em um capacete de mineiro pintado na cor dourada durante protesto em Bucareste. Romênia, 21 de setembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 02.08.2025
Panorama internacional
Alta no desemprego dos EUA baixa dólar para R$ 5,54
Economistas citados pelo jornal alertam que essa metodologia é incomum e insuficiente para definir uma tendência real.

"Sete meses de dados geralmente não são suficientes para determinar a verdadeira direção da inflação, que pode ser influenciada no curto prazo por eventos pontuais. A aplicação do método de Trump a outros pontos do ano passado mostra o quanto a inflação anual real pode se desviar de uma estimativa anualizada. Por exemplo, a taxa de inflação acumulada em 12 meses em outubro de 2024 foi muito menor do que uma estimativa anualizada baseada em sete meses de dados", diz a publicação.

Além disso, os efeitos das novas tarifas comerciais ainda não foram totalmente refletidos nos preços. Atualmente, os consumidores já absorvem cerca de 55% dos aumentos, e a divulgação dos dados de setembro foi adiada pelo fechamento do governo, deixando o quadro inflacionário ainda indefinido.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала