DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Telescópio captura impressionante 'morcego cósmico' a 10 mil anos-luz da Terra (FOTO)

© Foto / NASA/JPL-Caltec/E.Churchwell (University of Wisconsin)Nebulosa galáctica RCW 49 retratada acima é uma das regiões de formação estelar mais brilhantes da Via Láctea. Ao analisar o movimento dos átomos de carbono em uma bolha de gás em expansão em torno do aglomerado estelar Westerlund 2 dentro da nebulosa RCW 49, pesquisadores criaram a imagem mais nítida até hoje de uma bolha impulsionada pelo vento estelar, um local onde nascem estrelas
Nebulosa galáctica RCW 49 retratada acima é uma das regiões de formação estelar mais brilhantes da Via Láctea. Ao analisar o movimento dos átomos de carbono em uma bolha de gás em expansão em torno do aglomerado estelar Westerlund 2 dentro da nebulosa RCW 49, pesquisadores criaram a imagem mais nítida até hoje de uma bolha impulsionada pelo vento estelar, um local onde nascem estrelas - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2025
Nos siga no
Uma equipe de astrônomos, usando o Telescópio de Rastreio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), capturou uma impressionante imagem de uma grande nebulosa, que pela forma se assemelha à silhueta de um morcego.
"Localizado a cerca de 10.000 anos-luz de distância, este 'morcego cósmico' está situado entre as constelações do sul de Circinus e Norma," relataram astrônomos do ESO em um comunicado.
Esta nebulosa é um berçário estelar, uma vasta nuvem de gás e poeira da qual nascem as estrelas.

"As estrelas recém-nascidas no seu interior libertam energia suficiente para estimular os átomos de hidrogênio à sua volta, fazendo com que brilhem com uma intensa tonalidade de vermelho, vista nesta bela imagem", acrescentam os astrônomos.

Os filamentos escuros na nebulosa parecem o esqueleto de um "morcego espacial". Estas estruturas são acumulações de gás mais frias e densas do que as regiões externas, com grãos de poeira que bloqueiam a luz visível das estrelas por trás.
Esta nova imagem foi obtida com o telescópio VLT do ESO no Observatório do Paranal, no deserto chileno de Atacama.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала