- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel solicita ao TPI cancelamento dos mandados de prisão contra Netanyahu e Gallant

© AP Photo / Debbie HillO primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (C), fala com o ministro da Defesa Yoav Gallant (E), na abertura da 25ª sessão do Knesset (parlamento), marcando o aniversário da operação Espadas de Ferro, em Jerusalém, 28 de outubro de 2024
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (C), fala com o ministro da Defesa Yoav Gallant (E), na abertura da 25ª sessão do Knesset (parlamento), marcando o aniversário da operação Espadas de Ferro, em Jerusalém, 28 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2025
Nos siga no
Israel apresentou nesta segunda-feira (17) um pedido ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para destituir o procurador Karim Khan dos processos contra Israel e para cancelar os mandados de prisão emitidos pelo TPI contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant.
O pedido foi submetido à Câmara de Apelações do TPI. Segundo o Ministério das Relações Exteriores israelense, Tel Aviv acusa o procurador de desviar a atenção pública com as alegações de crimes de guerra em Gaza das acusações de assédio sexual que enfrentava.
"Israel apresentou hoje uma moção à Câmara de Apelações do TPI para desqualificar o procurador Karim Khan de participar em processos relativos a Israel. Além disso, Israel pede ao tribunal que revogue os mandados de prisão infundados emitidos pelo procurador contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant", afirmou o ministério.
O edifício do Tribunal Penal Internacional em Haia, nos Países Baixos - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2025
Panorama internacional
TPI obedece ótica eurocêntrica e se transformou em seu braço jurídico, avaliam analistas
O TPI anunciou em maio que Khan seria afastado administrativamente enquanto aguarda o resultado da investigação contra ele por suposto assédio sexual.
No ano passado, o procurador anunciou que apresentaria um pedido na instância inicial do TPI para a emissão de mandados de prisão contra Netanyahu e Galant. Em sua declaração, ele observou que ambos eram responsáveis ​​por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante a atual campanha militar na Faixa de Gaza, iniciada em outubro de 2023. Os mandados de prisão foram emitidos pelo TPI no ano passado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала