Chanceler venezuelano afirma que Marco Rubio odeia a América Latina

© AP Photo / Pamela Smith
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, criticou duramente as declarações do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmando que as observações de Rubio demonstram ódio à América Latina e ao Caribe e mascaram um desejo de saquear os recursos da região.
Em um comunicado divulgado pelo chanceler venezuelano, Caracas acusou Rubio de ter se saído "muito mal" em seu primeiro ano de mandato, no qual lançou acusações contra o governo de Nicolás Maduro em meio à escalada das tensões entre os dois países devido a medidas unilaterais dos EUA.
O governo venezuelano descreveu o secretário de Estado norte-americano como "especialista em promover golpes de Estado, intervenções, guerras intermináveis e 'mudança de regime'" e disse que ele pretende arrastar os Estados Unidos por esse caminho.
"Aliado à extrema-direita mais corrupta da América Latina, seu discurso de ódio contra a América Latina e o Caribe é um retumbante fracasso político e moral. Rubio não serve aos interesses dos Estados Unidos; ele serve às máfias de Miami que financiam seu lobby", acrescentou Gil em comunicado.
Nesta sexta-feira (19), Rubio disse a repórteres no Departamento de Estado dos EUA, comentando sobre a escalada em curso nas relações com a Venezuela, que Washington tem o direito de utilizar todos os elementos de seu poder para defender seus interesses nacionais no hemisfério ocidental.


