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Carro voador brasileiro faz 1º voo em fase decisiva de testes
Carro voador brasileiro faz 1º voo em fase decisiva de testes
Sputnik Brasil
O protótipo do carro voador da Embraer, desenvolvido por sua subsidiária Eve Air Mobility, fez seu primeiro voo nesta sexta-feira (19), na planta industrial da... 20.12.2025, Sputnik Brasil
2025-12-20T00:31-0300
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O primeiro voo marca a etapa de testes para avaliar a integração dos oito propulsores, o gerenciamento de energia e os níveis de ruído emitidos pela aeronave, de acordo com a empresa.Segundo a Eve, o comportamento do protótipo correspondeu às expectativas. A empresa pretende fabricar seis unidades de teste e realizar novos voos ao longo dos próximos meses, ampliando gradualmente o envelope operacional. A previsão é avançar para voos totalmente livres ao longo de 2026.Esses veículos elétricos, de pouso e decolagem vertical, também chamados de eVTOLs, são popularmente chamados de carros voadores. O modelo brasileiro tem capacidade para cinco pessoas, quatro passageiros e um piloto. A autonomia estimada é de 100 quilômetros, logo deslocamentos de curta distância. Atualmente, a empresa acumula cerca de 3 mil encomendas.Os veículos ainda dependem da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entrar em operação. As aeronaves estão sendo produzidas em Taubaté (SP), em uma unidade industrial com capacidade para fabricar até 480 aeronaves por ano.A primeira previsão global da Eve para o setor de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) em junho era de 30 mil unidades até 2045, movimentando um mercado estimado em US$ 280 bilhões (aproximadamente R$ 1,554 trilhão).O relatório aponta forte demanda na Ásia, crescimento na América Latina e potencial inédito na África.
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Carro voador brasileiro faz 1º voo em fase decisiva de testes
00:31 20.12.2025 (atualizado: 06:14 20.12.2025) O protótipo do carro voador da Embraer, desenvolvido por sua subsidiária Eve Air Mobility, fez seu primeiro voo nesta sexta-feira (19), na planta industrial da fabricante em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, onde está localizada a maior pista de aviação do hemisfério sul.
O primeiro voo marca a etapa de testes para avaliar a integração dos oito propulsores, o gerenciamento de energia e os níveis de ruído emitidos pela aeronave, de acordo com a empresa.
Segundo a Eve, o comportamento do protótipo correspondeu às expectativas. A empresa pretende fabricar
seis unidades de teste e realizar novos voos ao longo dos próximos meses, ampliando gradualmente o envelope operacional. A previsão é avançar para
voos totalmente livres ao longo de 2026.
Esses veículos elétricos, de pouso e decolagem vertical, também chamados de eVTOLs, são popularmente chamados de carros voadores. O modelo brasileiro tem
capacidade para cinco pessoas, quatro passageiros e um piloto. A autonomia estimada é de 100 quilômetros, logo deslocamentos de curta distância. Atualmente, a empresa acumula cerca de
3 mil encomendas.
Os veículos ainda dependem da certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entrar em operação.
As aeronaves estão sendo
produzidas em Taubaté (SP), em uma unidade industrial com capacidade para
fabricar até 480 aeronaves por ano.
A primeira previsão global da Eve para o setor de aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL) em junho era de
30 mil unidades até 2045, movimentando um
mercado estimado em
US$ 280 bilhões (aproximadamente R$ 1,554 trilhão).
O relatório aponta forte
demanda na Ásia, crescimento na América Latina e potencial inédito na África.
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