Aeronave de decolagem vertical e voo horizontal de 6 toneladas é exibida na China (VÍDEO)
10:43 28.12.2025 (atualizado: 12:26 28.12.2025)

© AP Photo / Maya Alleruzzo
Nos siga no
A Lanying R6000, primeira aeronave tiltrotor — ou de rotor basculante — desenvolvida por uma empresa chinesa, um modelo de seis toneladas, realizou seu voo inaugural na província de Sichuan, relata o Global Times.
Este é um tipo de aeronave que combina as capacidades de um helicóptero de decolagem e pouso verticais com as de um avião, ou seja, de voo horizontal a alta velocidade.
De acordo com o jornal, a Lanying R6000 pode efetuar voos em áreas montanhosas, bem como sobre a água, o que reduz significativamente a distância no tempo. Também se espera que seja usada em operações de resgate e contra incêndio, patrulhas policiais e operações de gerenciamento de desastres.
A 6-ton-class tiltrotor aircraft, named the Lanying R6000 and independently developed by the Chinese company United Aircraft, successfully completed its maiden flight in Southwest China’s Sichuan Province on Sunday, the Global Times learned. According to the company, it is the… pic.twitter.com/FxmWYkoulo
— Global Times (@globaltimesnews) December 28, 2025
"O avião tiltrotor de seis toneladas, o primeiro do mundo deste tipo, chamado Lanying R6000 e desenvolvido independentemente por uma empresa chinesa, completou com sucesso seu primeiro voo no domingo na província de Sichuan, no sudoeste da China", relata o jornal.
O Lanying R6000 é capaz de alternar suavemente entre o modo vertical de decolagem e pouso e o modo de voo horizontal de alta velocidade. O aparelho pode alcançar uma velocidade de 550 km/h, o que é duas vezes mais rápido do que os helicópteros convencionais. Seu alcance máximo de voo é de quatro mil quilômetros, detalha o Global Times.

