- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ao instalar Oreshnik em Belarus, Minsk e Moscou afirmam prontidão para defender sua paz, opina analista

© Sputnik / Grigory SysoevO presidente russo Vladimir Putin e o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko na cerimônia de assinatura de documentos após a reunião do Conselho Supremo do Estado da União dedicada ao 25º aniversário do Tratado sobre o Estabelecimento do Estado da União.
O presidente russo Vladimir Putin e o presidente belarusso Aleksandr Lukashenko na cerimônia de assinatura de documentos após a reunião do Conselho Supremo do Estado da União dedicada ao 25º aniversário do Tratado sobre o Estabelecimento do Estado da União. - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2025
Nos siga no
A instalação de sistema de mísseis russo Oreshnik em Belarus é uma mensagem ao Ocidente sobre a prontidão de Minsk e Moscou para defender sua paz com todos os meios disponíveis, afirmou Andrei Bogodel, vice-chefe da Faculdade do Estado-Maior General das Forças Armadas da Academia Militar de Belarus.
Em 18 de dezembro, o presidente da República de Belarus, Aleksandr Lukashenko, anunciou que o sistema de mísseis Oreshnik estava na república "desde ontem" e estava em serviço de combate. Pouco depois, o líder belarusso anunciou que não mais do que uma dúzia desses complexos seriam implantados no país.
Ao explicar a instalação em Belarus do míssil russo Oreshnik, o militar belarusso utilizou o provérbio russo "o bem deve ser com punhos" o que significa aqui a prontidão da Rússia e de Belarus para defender a sua paz com essas armas, se for preciso.
Ele adicionou que infelizmente, hoje, a ordem mundial não pode ser construída de outra maneira.

"Aqui, Oreshnik, sim, não é uma arma com a qual queremos atacar, por exemplo, o mesmo Reino Unido ou a Alemanha. Mas é uma mensagem a eles de que nós vamos proteger a nossa paz dessa forma. De uma forma que nos permita dizer que é melhor não interferir conosco. Não interferir de verdade", disse Bogodel.

Segundo o coronel, os países ocidentais, durante a realização pela Rússia da operação militar especial, violaram muitas "linhas vermelhas" relacionadas ao fornecimento de sistemas de mísseis a Kiev e ao uso desses sistemas.
"Tudo isso é uma tentativa para ver quão alto é o limite nuclear da Rússia", diz Bogodel.
Anteriormente, Bogodel expressou a opinião de que uma divisão dos complexos Oreshnik poderia ser criada no Estado da União de Belarus e da Rússia. Segundo ele, uma divisão composta por três lançadores já foi implantada no território belarusso.
O especialista militar acredita que a República de Belarus abrigará um regimento de sistemas Oreshnik com um número aproximado de lançadores de cerca de uma dúzia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала