Raro trompete de cerâmica de 200 anos é encontrado na Alemanha (FOTOS)

© Foto / D. Höhne/Secretaria de Estado para Gestão do Patrimônio e Arqueologia Saxônia-Anhalt
Nos siga no
Um raro trompete de cerâmica encontrado em Dorfen, Alta Baviera, foi reconstruído a partir de oito fragmentos. A peça está agora praticamente completa, faltando apenas o bocal e um pequeno pedaço da campana.
Devido à sua construção, o instrumento, que tem pouco menos de 44 centímetros de comprimento, lembra a forma de trompetes de metal. No entanto, o artefato achado em Dorfen é chamado de trompete natural, ou seja, um instrumento sem válvulas ou chaves, em que as diferentes notas são produzidas apenas pela tensão dos lábios, escreve The History Blog.
A peça foi descoberta em uma escavação em 2022 em um fosso da cidade perto de um dos portões. É possível que o trompete não fosse usado para tocar música, mas sim como uma espécie de sistema de alerta para lançar avisos sobre incêndios e outros perigos.
Tak wygląda odrestaurowana gliniana trąbka sprzed 200 lat, którą znaleziono w Dorfen w Niemczech w 2022 roku. Instrument odkryto podczas prac archeologicznych w materiale, którym w przeszłości wypełniono wewnętrzną miejską fosę. Był rozbity na 8 części. Teraz udało się go złożyć.… pic.twitter.com/SRzHuX2UWH
— KopalniaWiedzy.pl (@KopalniaWiedzy) December 29, 2025
Artefatos encontrados na mesma camada arqueológica datam do final do século XVIII ou início do século XIX, o que é um período mais tardio em comparação com outros trompetes de cerâmica desenterrados em escavações.
"Ele pode contribuir significativamente para sabermos mais sobre as técnicas de fabricação e usos de tais instrumentos - porque trompetes de cerâmica são achados arqueológicos raros na Baviera e na Alemanha".

