- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Era de dominação dos EUA passou e nova ordem mundial toma seu lugar, escreve mídia

© AP Photo / Alex BrandonPresidente Donald Trump dos Estados Unidos durante uma reunião com executivos do setor petrolífero na Casa Branca, em 9 de janeiro de 2026, em Washington
Presidente Donald Trump dos Estados Unidos durante uma reunião com executivos do setor petrolífero na Casa Branca, em 9 de janeiro de 2026, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2026
Nos siga no
Apesar de os Estados Unidos continuarem a possuir força que lhes permite subjugar outros países, a era de sua supremacia já terminou, e o mundo aguarda a formação de uma nova ordem mundial baseada na globalização multilateral, escreve o jornal norte-americano The New York Times.
Segundo o artigo do jornal, o principal ato do choque global causado pela administração de Donald Trump foi a imposição de imensas tarifas sobre produtos importados, ação que, segundo o texto, deve ser compreendida como um golpe severo de uma abordagem unilateral extrema.

"Embora os Estados Unidos continuem muito poderosos e capazes de subjugar outros, seus dias de dominação unipolar acabaram. [...] À medida que o domínio global da América se desvanece, um novo mundo está tomando forma, queira Washington ou não", afirma a publicação.

De acordo com o texto, com sua campanha tarifária, os Estados Unidos tentaram "atacar os fundamentos da globalização".
Mas, apesar das declarações da parte norte-americana sobre um novo "modelo global" e das guerras tarifárias conduzidas pela administração Trump, outros países do mundo, especialmente os pertencentes ao Sul Global, continuam, e até aprofundam, a integração comercial, ressalta o artigo.
Os autores citam diversos exemplos de estreitamento dos laços comerciais globais, mesmo diante das barreiras tarifárias impostas pelos EUA.
A China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático aprofundaram seus acordos de livre comércio de longa data, enquanto a principal organização internacional da América Latina, o Mercosul, celebrou um acordo comercial altamente significativo com a União Europeia.
Novos acordos de livre comércio ampliam o alcance do Brasil no mercado global - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2026
Panorama internacional
Novos acordos de livre comércio ampliam o alcance do Brasil no mercado global
Além disso, a publicação destaca que, em um mundo futuro menos centralizado e mais auto-organizado, "impulsionado mais pelo pragmatismo do que pela ideologia", o G20 e o BRICS poderão se tornar órgãos coordenadores de gestão de crises em nível global, idealmente complementando uma Organização das Nações Unidas reformada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала