- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MD: Forças Armadas russas atingiram instalações de energia e aeródromos ucranianos

© SputnikOs soldados russos na zona da operação militar especial na Ucrânia.
Os soldados russos na zona da operação militar especial na Ucrânia. - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2026
Nos siga no
As Forças Armadas russas atingiram instalações de energia, da infraestrutura de transportes e aeródromos ucranianos usados no interesse das Forças Armadas da Ucrânia, informou nesta segunda-feira (12) o Ministério da Defesa da Rússia.
De acordo com o comunicado do ministério, o agrupamento russo Dniepre libertou o povoado Novoboikovskoe na região de Zaporozhie. Na área de operações desse agrupamento, o Exército russo eliminou até 50 soldados ucranianos.

"Em resultado das ações decisivas dos destacamentos do agrupamento russo Dniepre, foi libertado o povoado Novoboikovskoe da região de Zaporozhie", diz-se no comunicado.

Segundo foi divulgado pelo ministério, os sistemas de defesa antiaérea russos derrubaram cinco bombas aéreas guiadas, 53 drones de asa fixa ucranianos e quatro munições reativas de lançadores múltiplos de foguetes Himars fabricados nos EUA.
Além disso, as Forças Armadas russas atingiram uma empresa de produção de drones e locais de armazenamento de veículos aéreos não tripulados de longo alcance.
Momento do ataque do míssil Oreshnik contra alvos críticos ucranianos. - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Operação militar especial russa
Ataque recente com uso de Oreshnik impede intervenção ocidental no conflito ucraniano, diz mídia
As unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro) melhoraram sua situação tática e as Forças Armadas ucranianas perderam mais de 400 soldados nessa direção.
Unidades do agrupamento russo Vostok (Leste) avançaram nas profundidades da defesa do inimigo, aniquilando até 205 militares ucranianos, três veículos blindados de combate, quatro carros e um veículo lançador múltiplo de foguetes Grad, informou o ministério.

"Pessoal e equipamento de brigadas mecanizada e de assalto e três regimentos de assalto das Forças Armadas da Ucrânia foram atingidos nas áreas de povoados na região de Dnepropetrovsk e na região de Zaporozhie", disse o Ministério da Defesa russo.

As Forças Armadas da Ucrânia teriam executado 130 pessoas na cidade de Selidovo, na República Popular de Donetsk - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2026
Operação militar especial russa
Soldados ucranianos teriam executado 130 civis em uma cidade da RPD, diz enviado especial russo
O agrupamento russo Zapad (Oeste) assumiu posições mais vantajosas e atingiu formações ucranianas em vários distritos da região de Carcóvia, o inimigo perdeu mais de 180 soldados nessa direção.
Além de sofrer perdas em pessoal, o inimigo perdeu veículos blindados e equipamento de duas brigadas mecanizadas, uma brigada de assalto e uma aeromóvel das Forças Armadas da Ucrânia e de uma brigada da Guarda Nacional ucraniana.

"As perdas do inimigo totalizaram mais de 180 militares, um veículo blindado de transporte de pessoal M113 e dois veículos blindados HMMWV fabricados nos EUA e 12 picapes, além de um veículo lançador múltiplo de foguetes Grad. Três depósitos de munição foram destruídos", acrescentou o Ministério da Defesa russo.

O agrupamento russo Yug (Sul) eliminou mais de 190 militares ucranianos e seis veículos blindados de combate, incluindo blindados de transporte de pessoal M113, de produção dos EUA, e Puma, de produção italiana, que atuavam na República Popular de Donetsk.
O Ministério da Defesa adicionou que as Forças Armadas ucranianas perderam 14 carros, três peças de artilharia de campanha, incluindo peças de artilharia autopropulsadas Paladin de 155 mm, fabricada nos EUA, e Archer, fabricada na Suécia, além de quatro depósitos de munição e material.
‍Rússia testa mais de mil modelos de equipamento militar na área de combates em 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 12.01.2026
Panorama internacional
‍Rússia testa mais de mil modelos de equipamento militar na área de combates em 2025
O agrupamento russo Sever (Norte) também melhorou sua posição tática e eliminou até 240 soldados do inimigo nas regiões de Carcóvia e de Sumy.
O ministério adicionou que as Forças Armadas ucranianas perderam 16 carros, três peças de artilharia de campanha, incluindo uma peça de artilharia autopropulsada de 155 mm Krab, de produção polonesa.
Além disso, o Ministério da Defesa da Federação da Rússia informou que nessa direção foram destruídos uma estação de guerra eletrônica, uma estação de radar de luta contrabateria e três armazéns de recursos materiais.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
108.458 veículos aéreos não tripulados;
645 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.074 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.640 lançadores múltiplos de foguetes;
32.517 peças de artilharia de campanha e morteiros;
51.537 veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала