DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Parede romana de 2.000 anos em pedreira suíça revela vila ou templo perdido da era de César (FOTO)

Vista aérea das escavações em andamento. - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Nos siga no
Uma parede romana de pedra de 2.000 anos, descoberta em uma pedreira de cascalho na Suíça, é uma "sensação arqueológica" que oferece novos insights sobre a construção e a presença romana em regiões tão ao norte quanto a Suíça, escreve o portal Popular Mechanics.
O portal salienta que arqueólogos descobriram uma parede enterrada a pouca profundidade, de mais de 500 metros quadrados, perto de Cham-Oberwil, indicando a presença de um antigo complexo de edifícios com várias salas.
© Foto / Escritório para a Preservação de Monumentos e Arqueologia do Cantão de Zug/David JeckerVista de um fragmento das paredes expostas, que permite distinguir a planta do espaço.
Vista de um fragmento das paredes expostas, que permite distinguir a planta do espaço. - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2026
Vista de um fragmento das paredes expostas, que permite distinguir a planta do espaço.

"Edifícios romanos de dimensões semelhantes não eram escavados na área há quase 100 anos", ressalta a publicação.

Segundo o artigo, os vestígios da muralha estão notavelmente bem preservados, incluindo uma fundação com numerosos pregos de ferro, o que indica uma construção de madeira.
Nesse contexto, é apontado que sua função permanece incerta, mas é possível que se tratasse de uma grande vila ou templo.
Nemrut Dag – o monte localizado a 100 km da cidade de Adiyaman, Turquia. Lá, a 2.150 metros acima do nível do mar, encontram-se ruínas do túmulo do rei Antíoco I - Sputnik Brasil, 1920, 13.01.2026
Ciência e sociedade
Desenterram na Turquia túmulo monumental que pode estar ligado à família do rei Midas (FOTOS)
A região atrai colonos há muito tempo e abriga assentamentos da Idade do Bronze Média, túmulos da Idade do Bronze Tardia e moedas celtas.
Entre os achados romanos, estão itens de uso diário, louças exclusivas, vasos de vidro artísticos, fragmentos de ânforas de mercadorias mediterrâneas, como vinho e azeite, e peças de joalheria em ouro, além de moedas de bronze, como um denário de Júlio César do século I a.C.
Dessa forma, a matéria conclui que as escavações em andamento prometem oferecer insights sobre a vida romana na Suíça Central pré-alpina.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала