- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Gleisi Hoffmann deixará governo para ser candidata ao Senado pelo Paraná

© Foto / Joédson Alves / Agência BrasilA ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante entrevista
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante entrevista - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Nos siga no
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, afirmou nesta quarta-feira (21) que deixará o ministério para se candidatar ao Senado pelo Paraná nas eleições deste ano.
A decisão de Gleisi foi confirmada após uma reunião com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e com o presidente do PT, Edinho Silva. Conforme publicado pelo O Globo, o ex-deputado federal e diretor-geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri, também será candidato ao Senado pelo PT, embora Verri tenha dito na última terça-feira (20) que não concorrerá ao cargo neste pleito.
Em pesquisas de intenção de voto, a atual ministra está em segundo lugar na corrida pelo Senado no Paraná, atrás apenas do atual governador do estado, Ratinho Jr. (PSD). A petista está numericamente empatada com a apresentadora Cristina Graeml (União), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) e o deputado federal Filipe Barros (PL).
Há um entendimento na cúpula do PT que esta é uma boa oportunidade para Gleisi, já que cada unidade federativa elegerá dois candidatos ao Senado. Segundo apuração do O Globo, a ministra estaria animada para concorrer nas eleições deste ano.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com a equipe do fime 'O Agente Secreto', no Palácio da Alvorada. - Sputnik Brasil, 1920, 21.01.2026
Panorama internacional
Como o cinema brasileiro pode ser o novo 'cartão de visita' do Brasil
Deputada licenciada, Gleisi foi a segunda parlamentar mais votada no Paraná no pleito de 2022, com 261.242 votos, ficando atrás apenas de Dallagnol, com 344.917 votos.
Desde março de 2025, a ministra ficou responsável pela articulação política da administração petista, sucedendo Alexandre Padilha, que assumiu a pasta da Saúde. Ao longo da carreira política, Gleisi já chefiou a Casa Civil durante o governo Dilma, foi diretora da Itaipu Binacional e comandou secretarias em no Mato Grosso do Sul e Paraná, além de senadora pelo Paraná entre 2011 e 2019.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала