- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

CPMI do INSS convoca Daniel Vorcaro e ex-presidente do BMG para depoimento no Congresso

© Foto / Banco Master via Agência Brasil / Acessar o banco de imagensDaniel Vorcaro, proprietário do Banco Master
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (28) a convocação dos banqueiros Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e Luis Félix Cardamone Neto, ex-presidente do Banco BMG.
Os dois devem prestar depoimento à comissão na próxima semana. Acusado de envolvimento em uma fraude estimada em mais de R$ 12 bilhões, relacionada à venda de créditos considerados falsos ao Banco Regional de Brasília (BRB), Vorcaro chegou a receber voz de prisão em novembro do ano passado. Na ocasião, ele tentava deixar o país durante as investigações da Polícia Federal sobre crimes contra o sistema financeiro.
O banqueiro foi liberado após 10 dias e atualmente segue em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Ex-assessora de Magno Malta, pastora Damares Alves assume Ministério de Mulheres e Direitos Humanos - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2026
Panorama internacional
CPMI chega a grandes igrejas e pastores em investigação sobre fraudes no INSS, diz Damares
Já Cardamone Neto havia sido incluído na lista de convocados pela CPMI em etapa anterior dos trabalhos. À época, a seleção dos executivos levou em conta o elevado número de reclamações registradas na plataforma da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça.
A partir de fevereiro, a CPMI fará o primeiro balanço do relatório preliminar sobre as atividades realizadas no ano anterior.
O prazo formal de encerramento está previsto para março, mas o presidente da comissão defende a prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias, alegando necessidade de tempo adicional para analisar documentos, aprofundar investigações, ouvir novos depoentes e rastrear patrimônio oculto.
Paralelamente, o relatório final deve consolidar a análise de milhares de documentos e a identificação de empresas suspeitas.
A comissão também pretende solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão imediata de cerca de 2 milhões de contratos de empréstimo consignado considerados irregulares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала