- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Míssil russo Oreshnik forçou Europa a falar sobre necessidade de dialogar com Rússia, opina analista

© Foto / Reprodução / Redes sociaisMomento do ataque do míssil Oreshnik contra alvos críticos ucranianos.
Momento do ataque do míssil Oreshnik contra alvos críticos ucranianos. - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
O uso do míssil russo Oreshnik no início de janeiro causou grande impressão na Europa e mostrou aos líderes europeus a necessidade de diálogo com a Rússia, disse à Sputnik o chefe do Conselho Alemão de Constituição e Soberania, Ralf Niemeyer.
Vale mencionar que, no dia 9 de janeiro, o Ministério da Defesa russo informou que as Forças Armadas russas, usando um míssil balístico hipersônico Oreshnik, desativaram a oficina estatal de reparo de aviões em Lvov, que fazia manutenção de caças F-16 ocidentais e de caças MiG-29 soviéticos, produzindo também drones de ataque usados para atacar instalações da infraestrutura civil russa.
O observador alemão disse que o uso do míssil russo Oreshnik foi apenas uma demonstração, e a Rússia pode fazê-las até todos os dias, e não só uma vez. O político destacou que o diálogo com a Rússia é necessário primeiramente para a parte europeia.

"Acho que a Rússia agora está sendo levada muito a sério, e eles [países europeus] vão mover-se para uma conversa com Moscou sobre o destino da Ucrânia", afirmou Niemeyer.

Bombeamento de petróleo na região de Alimetievsk, república de Tatarstan, Rússia, foto publicada em 11 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
Europa perdeu 300 bilhões de euros ao deixar de importar petróleo russo, diz levantamento da Sputnik
O especialista alemão adicionou que, sem conversas com Moscou, não é possível alcançar quaisquer decisões sobre a resolução do conflito ucraniano, bem como a regularização das questões pós-conflito.
Em janeiro, o chanceler alemão Friedrich Merz discursou na Câmara de Comércio de Halle. Lá, ele não apenas expressou esperança na restauração das relações com Moscou, mas também chamou a Rússia de país europeu.
O presidente finlandês, Alexander Stubb, também disse que em algum momento a Europa precisará iniciar um diálogo com a Rússia sobre a Ucrânia no mais alto nível. Outros líderes europeus mencionaram também a necessidade de estabelecer o cargo de enviado especial da União Europeia para as questões ucranianas para dialogar com a Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала