- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN não tem mecanismos para se opor aos EUA sobre Groenlândia, afirma Zakharova

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024
Soldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte
(OTAN) em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Nos siga no
Os países da OTAN não têm meios para confrontar os EUA caso decidam anexar a Groenlândia, já que a organização não prevê mecanismos para resolver tais questões, afirmou nesta quarta-feira (28) a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova à Sputnik.
Maria Zakharova criticou o "pânico" interno e lembrou que Trump já defendeu incorporar a ilha por razões estratégicas.

A suposta ameaça vinda da China e da Rússia "é uma história completamente inventada. Há pânico dentro da aliança [...]. E onde eles podem apresentar uma queixa? Eles foram condicionados, suas legislações nacionais foram estruturadas de tal forma que as queixas só podem ser feitas dentro da OTAN contra aqueles que estão fora da OTAN. E não há nenhuma cláusula sobre como reclamar de membros da OTAN."

A representante do ministério russo citou a Carta da OTAN, que afirma que todas as questões entre os Estados-membros devem ser resolvidas coletivamente.
🪖 EUA estão surdos às esperanças da Groenlândia e exercícios da OTAN não ajudam, diz ex-primeiro-ministro groenlandês - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2026
Panorama internacional
OTAN corre risco de declínio por causa da crise em torno da Groenlândia, diz político

"Não há qualquer menção de que seja permitido, ou mesmo admissível, que um país-membro da OTAN ameace ou mesmo ameace usar a força contra outro. Ou seja, isso não está previsto em lugar nenhum. Ninguém incluiu isso nos mecanismos da OTAN e, consequentemente, não há opções para agir", disse Zakharova.

A Groenlândia faz parte do reino da Dinamarca. No entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou repetidamente que o país deveria se unir aos EUA, argumentando a importância estratégica das ilhas para a segurança nacional. As autoridades dinamarquesas e groenlandesas alertaram Washington contra a anexação da ilha, ressaltando que esperam que sua integridade territorial seja respeitada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала