- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Maioria dos brasileiros deportados que retornaram ao Brasil em 2025 tem entre 18 e 29 anos

© Reprodução / XGrupo de migrantes deportados dos EUA entra em aeronave para retornar aos seus países de origem
Grupo de migrantes deportados dos EUA entra em aeronave para retornar aos seus países de origem  - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2026
Nos siga no
Pessoas com idade entre 18 e 29 anos lideram a lista de brasileiros deportados e recebidos pelo Brasil em situação de vulnerabilidade desde agosto do ano passado. Segundo dados do programa "Aqui é Brasil", do governo federal, foram 957 expatriados de um total de 3.113.
Ao todo, de acordo com os números da iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, 802 foram homens e 155 mulheres. A outra faixa etária com maior número de retornados é entre 30 e 39 anos, sendo 924 ao todo — 790 homens e 134 mulheres. A maioria dos deportados, segundo o governo federal, vem dos Estados Unidos.
Jabuticaba Sem Caroço #580 - Sputnik Brasil, 1920, 18.02.2025
Jabuticaba Sem Caroço
A (re)volta dos que foram obrigados a voltar: como o Brasil acolhe pessoas deportadas?
Em relação aos estados, quase metade dos deportados retornou a Minas Gerais — foram 1.568. Minas foi seguida por Rondônia, com 314, e São Paulo, com 287.
O programa do governo federal, inaugurado em agosto de 2025, tem previsão de atuação por 12 meses, com o objetivo de oferecer uma resposta coordenada, abrangente e humanizada às necessidades dos brasileiros repatriados ou deportados em situação de vulnerabilidade. Conforme o governo, a iniciativa foi criada em um contexto em que o presidente dos EUA, Donald Trump, endureceu as políticas contra a população migrante.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала