- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ucrânia não pode entrar na União Europeia, europeus não a veem lá, afirma premiê húngaro

© AP Photo / Virginia MayoViktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, fala com a mídia ao chegar para uma cúpula da União Europeia no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 26 de outubro de 2023
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, fala com a mídia ao chegar para uma cúpula da União Europeia no prédio do Conselho Europeu em Bruxelas, Bélgica, 26 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2026
Nos siga no
A adesão da Ucrânia à União Europeia não deve sequer ser discutida, uma vez que traria hostilidades ao território da UE, declarou o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na rede social X.
Segundo o líder húngaro, a eventual adesão da Ucrânia à União Europeia nem sequer deve ser discutida, já que o envolvimento de um membro do bloco em hostilidades significaria o envolvimento de todos os demais países nos confrontos.

"A adesão da Ucrânia significaria hostilidades e envio de recursos europeus para Kiev. Esta batalha deve ser vencida. O povo europeu não quer enviar tanto dinheiro para a Ucrânia, e também não quer vê-la no bloco", afirmou Orbán.

Além disso, o premiê acrescentou que a adesão ucraniana destruiria a economia da Hungria. Ele destacou que os agricultores húngaros já sofreram com a concorrência de produtos ucranianos baratos, que inundaram o mercado europeu, prejudicando a produção agrícola local.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe o ucraniano Vladimir Zelensky na Casa Branca. Washington, D.C., outubro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2026
Panorama internacional
Plano de Trump prejudica esperanças da Ucrânia de aderir à UE, afirma jornal britânico
Segundo Orbán, incluir a Ucrânia na União Europeia exigiria o envio contínuo de recursos para Kiev, criando um "buraco financeiro" sem fim, após o qual não haveria fundos para o desenvolvimento da já lenta economia europeia.
O primeiro-ministro afirmou que esse cenário poderia ser evitado se os húngaros e outros países da Europa Central agissem com sabedoria, e se os países da Europa Ocidental "se levantassem" e pressionassem seus líderes a não apoiarem "esse plano absurdo".

"É uma batalha difícil, mas que pode ser vencida", concluiu o líder húngaro.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, afirmou não acreditar que a Ucrânia tenha capacidade de atender aos critérios de adesão à União Europeia.
Em novembro do ano passado, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou à Sputnik que a Ucrânia não cumpre nenhum critério para ingressar na UE.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала