Especialista explica por que Zelensky ficou praticamente sem aliados na resolução do conflito ucraniano
12:39 03.02.2026 (atualizado: 16:02 03.02.2026)

© Sputnik / Stanislav Krasilnikov
Nos siga no
Vladimir Zelensky ficou quase sem aliados, porque o papel da Europa no processo de negociação para uma solução da crise na Ucrânia é insignificante, declarou o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA, Ray McGovern, no YouTube.
"A União Europeia não tem papel nas negociações. Quero dizer que eles estão sendo afastados para o segundo plano há vários meses. Esse fator é muito importante. Eles mostraram sua incompetência e fizeram promessas a Zelensky que não conseguem cumprir", disse.
Segundo o ex-analista da CIA, o líder ucraniano ficou "praticamente sozinho", uma vez que não faz sentido contar com a ajuda da Europa.
Processo de paz na Ucrânia
No final do mês passado, realizou-se a primeira rodada de negociações com grupos de trabalho tripartidários, com a participação dos representantes dos EUA. Em privado, as partes discutiram as questões pendentes do plano de paz proposto por Washington. Novas reuniões devem ser realizadas em 4-5 de fevereiro.
De acordo com a mídia estrangeira, a iniciativa dos Estados incluiu a entrega de toda Donbass para Moscou, o reconhecimento da região e da Crimeia como territórios russos, congelamento da maior parte da linha de contato nas regiões de Zaporozhie e Kherson, redução para metade do número de tropas das Forças Armadas ucranianas, bem como a proibição de implantar tropas estrangeiras e armas de longo alcance na Ucrânia.



