- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista indica que sistemas militares os EUA podem instalar na Groelândia

© AP Photo / Aviador sênior Clayton WearEsta foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento (foto e arquivo)
Esta foto fornecida pela Força Aérea dos EUA mostra o lançamento de um míssil balístico intercontinental Minuteman III desarmado durante um teste de desenvolvimento (foto e arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2026
Nos siga no
Os EUA podem instalar um sistema de alerta precoce para mísseis balísticos na Groenlândia, bem como equipamentos de detecção de submarinos, disse em entrevista à Sputnik o especialista militar russo Aleksei Leonkov.
"A Cúpula Dourada nos planos do [presidente dos EUA Donald] Trump se estendeu para a Groenlândia, mas isso não significa que na Groenlândia sejam instalados lançadores de mísseis. No entanto, isso é possível se a infraestrutura puder ser desenvolvida. Mas um sistema de alerta precoce para os mísseis balísticos que atravessem a Groenlândia ao longo de sua trajetória pode ser instalado. Porque o flanco leste da defesa antimísseis dos EUA estava subdesenvolvido", disse Leonkov. Ele observou que anteriormente a Europa era o flanco oriental dos EUA.

"Mas ela enterrou todos os programas de um escudo antimísseis em burocracia e esquemas de corrupção. Portanto, a Groenlândia é muito importante para eles [EUA]. Além da defesa antimísseis, a Groenlândia desempenha um papel essencial no sistema de detecção de submarinos que atualmente não é funcional. E os nossos submarinos são uma séria ameaça para eles", acrescentou o especialista.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro oficial com o então presidente nigeriano Muhammadu Buhari, na Casa Branca, em 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2026
Panorama internacional
Trump: 'Quero que o Canadá seja o 51º estado, a Groenlândia o 52º e a Venezuela o 53º'
A Groenlândia faz parte do Reino da Dinamarca. No entanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou repetidamente que o país deveria se unir aos EUA, argumentando a importância estratégica das ilhas para a segurança nacional. As autoridades dinamarquesas e groenlandesas alertaram Washington contra a anexação da ilha, ressaltando que esperam que sua integridade territorial seja respeitada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала