- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil e Rússia querem ir além das commodities, diz Alckmin durante encontro bilateral

© Sputnik / Guilherme CorreiaO vice-presidente Geraldo Alckmin e o premiê russo, Mikhail Mishustin.
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o premiê russo, Mikhail Mishustin. - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2026
Nos siga no
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quinta-feira (5) que Brasil e Rússia têm amplo espaço para aprofundar a parceria econômica e diversificar a pauta comercial bilateral.
Ele participou da abertura do Fórum Empresarial Brasil–Rússia, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília (DF). Na oportunidade, Alckmin aproveitou para ressaltar as raízes antigas das relações entre Brasília e Moscou, desde pelo menos 1884, quando o Barão do Rio Branco abriu caminhos para negócios em uma ida à São Petersburgo.
Alckmin ressaltou que, apesar dos desafios econômicos, políticos e logísticos do cenário internacional, a relação bilateral é marcada por complementaridade e diálogo consistente. Ele observou que o intercâmbio comercial entre os dois países voltou a ganhar força a partir dos anos 2000 e atingiu US$ 11 bilhões, embora ainda seja desfavorável ao Brasil.
"A balança comercial é, no entanto, amplamente deficitária para o Brasil", disse, ao apontar que o resultado decorre principalmente da importação de insumos russos, com destaque para o setor agrícola.
O vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (de óculos), durante encontro com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, em Brasília. Brasil, 5 de fevereiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2026
Notícias do Brasil
Brasil e Rússia assinam acordo em Brasília e miram pagamentos em moedas locais
Por outro lado, o café brasileiro é de suma importância para a Rússia, que ampliou em 267% a importação do produto em 2025 em relação a 2024, segundo Pavel Cardoso, presidente do Conselho Empresarial Brasil-Rússia.
Segundo Alckmin, Brasil e Rússia ocupam posições estratégicas na segurança alimentar global. "O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de alimento do mundo. A Rússia, por sua vez, é ator de primeira ordem no fornecimento de insumos estratégicos para a agricultura", afirmou.
O vice-presidente reconheceu que o comércio bilateral ainda é pouco diversificado e concentrado em produtos primários, e afirmou que o fórum foi concebido para discutir alternativas. "O fórum empresarial do Brasil e Rússia foi elaborado justamente com o intuito de pensarmos juntos em como podemos ampliar as exportações de bens industrializados e de maior valor agregado entre nossos países."
O primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin destacou que Brasil e Rússia tem capacidade de ampliar seus negócios para variadas áreas, até mesmo a espacial. De acordo com ele, há boas perspectivas, por exemplo, para colaboração na área farmacêutica — sobretudo para doenças oncológicas e diabetes. Será muito útil também ampliar parcerias em questões informacionais, acrescentou.
Segundo ele, o governo russo vê o Brasil como parceiro estratégico na América Latina. "O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou que a Rússia está aberta à cooperação com o empresariado estrangeiro. Evidentemente, isso também se aplica ao nosso parceiro estratégico na América Latina, o Brasil."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала