- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países da UE se opõem à resolução da Rússia na ONU contra a glorificação do nazismo, diz Zakharova

© Foto / Divulgação / Ministério das Relações Exteriores da RússiaRepresentante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova
Representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova - Sputnik Brasil, 1920, 07.02.2026
Nos siga no
Os países da União Europeia (UE) foram unânimes na votação contra a resolução da ONU elaborada pela Rússia que condena a glorificação do nazismo, disse neste sábado (7), à Sputnik, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova.
"A situação pós-fevereiro de 2022 tornou-se uma espécie de teste decisivo, revelando a verdadeira atitude dos países em relação a esta resolução. A maioria dos países ocidentais, principalmente os membros da União Europeia, costumava abster-se de votar na iniciativa... mas, nos últimos quatro anos, os europeus votaram unanimemente contra a proposta russa", disse Zakharova.
Conheça a coragem e o heroísmo de Oleg Krasusky que ajudaram a aproximar o dia da Grande Vitória - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2025
80 anos da Grande Vitória
Conheça a coragem e o heroísmo de Oleg Krasusky que ajudaram a aproximar o dia da Grande Vitória
Segundo ela, essa mudança de atitude não é de forma alguma "inesperada ou surpreendente", já que os países ocidentais sempre se opuseram à resolução, "escondendo sua verdadeira posição em relação à resolução por trás de demagogia e política barata".
Desde 2005, a Rússia apresenta anualmente à Assembleia Geral da ONU uma resolução sobre o combate à glorificação do nazismo. A última edição, copatrocinada por 44 nações, foi adotada na sessão plenária da 80ª Assembleia Geral, em Nova York, por 119 votos a favor, 51 contra e 10 abstenções.
Zakharova enfatizou que a Rússia está lutando contra as tentativas de distorcer a história e deturpar a verdade sobre a Segunda Guerra Mundial.
"Lutamos contra as tentativas de falsificar a história e distorcer a verdade sobre a Segunda Guerra Mundial, divulgando informações objetivas e consolidando o apoio que recebemos", disse Zakharova.
Ao abordar a situação na Europa, ela lembrou que o Parlamento Europeu "adotou uma série de resoluções revisionistas sobre a 'responsabilidade igual dos dois regimes totalitários' pelo início da Segunda Guerra Mundial".
"Observo que equiparar a URSS ao Terceiro Reich [Alemanha Nazista] contradiz o veredito do Tribunal de Nuremberg, a Carta da ONU e, portanto, mina os fundamentos da ordem mundial pós-guerra", enfatizou.
A representante relacionou diretamente a destruição de memoriais a soldados soviéticos ao aumento do antissemitismo na Europa. Ela afirmou que a Rússia está tentando convencer Israel de que a destruição desses monumentos — também dedicados a soldados judeus que ajudaram a impedir o Holocausto — é um dos fatores que contribuem para o aumento do antissemitismo na Europa.
Ela acrescentou que os europeus não vão parar por nada e citou como exemplo a recusa dos países europeus em apoiar a resolução russa na ONU.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала