- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã diz que poderia 'diluir' seu urânio enriquecido se os EUA suspenderem sanções

© AP Photo / Vahid SalemiUnidade de Conversão de Urânio de Isfahan
Unidade de Conversão de Urânio de Isfahan - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Nos siga no
O governo iraniano afirmou nesta segunda-feira (9) que poderia diluir seu urânio enriquecido a 60% se os EUA suspenderem todas as sanções impostas contra o país no âmbito das negociações nucleares entre as duas nações, retomadas em 6 de fevereiro.
A condição foi apresentada pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, que declarou que qualquer acordo dependerá da revogação total das sanções que afetam a economia iraniana.
O Irã descartou, por enquanto, enviar a um terceiro país seus mais de 400 quilos de urânio altamente enriquecido, uma das supostas condições impostas por Washington nas conversas realizadas em Omã.
Sistema de mísseis Arman com mísseis Sayyad-3 em uma foto do Ministério da Defesa iraniano durante uma cerimônia de inauguração em território iraniano não revelado, 17 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2026
Panorama internacional
Israel avisa os EUA que ele próprio pode atacar Irã se o país 'cruzar a linha vermelha', aponta mídia
O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, reiterou o direito "indiscutível" de seu país de enriquecer urânio para fins pacíficos e assegurou que a questão nuclear é o único tema em discussão com Washington.
Teerã pode chegar a um acordo com os EUA sobre desacordos em relação ao programa nuclear iraniano, declarou Araghchi.

"A abordagem americana é importante. Se esta abordagem é [apoiada pelo desejo] para chegar a um acordo respeitoso, justo e honesto baseado em interesses mútuos, então, na minha opinião, há uma possibilidade de chegar a um acordo tanto em negociações diretas como em indiretas", disse ele, neste domingo (8).

Em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que uma "enorme armada" estava a caminho do Irã e que esperava que Teerã concordasse em negociar e assinar um acordo "justo e equitativo" que envolvesse o abandono completo de supostas armas nucleares.
Trump ainda ameaçou que se nenhum acordo sobre o programa nuclear iraniano fosse alcançado, qualquer futuro ataque dos EUA ao país seria "muito pior" do que os anteriores.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала