DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Altar romano único, o 1º desse tipo no norte da Europa, é descoberto em Colônia (FOTOS)

© AP Photo / Fabio FerrariCompetidores da 17ª etapa do torneio de ciclismo Giro d'Italia passam pela cadeia montanhosa das Dolomitas, dos Alpes italianos, em 23 de maio de 2012
Competidores da 17ª etapa do torneio de ciclismo Giro d'Italia passam pela cadeia montanhosa das Dolomitas, dos Alpes italianos, em 23 de maio de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Nos siga no
Arqueólogos descobriram um altar doméstico romano notavelmente intacto, datado do século II d.C., no norte da Europa, escreve o portal Arkeonews.
O portal salienta que um canteiro de obras no centro de Colônia tornou-se uma das descobertas arqueológicas mais significativas do norte da Europa, sendo considerada única ao norte dos Alpes.
© Foto / Cidade de Colônia/Museu Romano-Germânico, Michael WiehenVista em corte da enorme fundação da abside romana do século IV, descoberta durante as escavações.
Vista em corte da enorme fundação da abside romana do século IV, descoberta durante as escavações. - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Vista em corte da enorme fundação da abside romana do século IV, descoberta durante as escavações.

"No entanto, o altar é apenas parte de uma história muito maior que se revela sob a Rathausplatz. As escavações também revelaram a monumental fundação de uma basílica romana tardia e uma escadaria rara do século I, que levava ao antigo palácio do governador romano da cidade", ressalta a matéria.

Nesse contexto, é apontado que esses achados estão transformando o conhecimento sobre a antiga Colônia, anteriormente conhecida como Colonia Claudia Ara Agrippinensium.
Pintura tumular do Novo Reino, proveniente de Tebas Ocidental, Túmulo de Rekhmire, demonstra broca de arco em ação - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2026
Ciência e sociedade
Ferramenta de 6 mil anos muda visão sobre tecnologia do Egito antigo (FOTO)
Segundo a publicação, os cientistas revelaram um lararium notavelmente preservado dentro do antigo pretório romano em Colônia.
Trata-se de um santuário doméstico dedicado às divindades da casa, oferecendo evidências raras da prática religiosa privada em um edifício de alto status ao norte dos Alpes.
© Foto / Cidade de Colônia/Museu Romano-Germânico, Michael WiehenA escadaria romana do século I d.C. possui degraus de pedra raramente preservados, que ligavam os níveis inferiores voltados para o Reno ao complexo elevado do Pretório, descoberta durante escavações.
A escadaria romana do século I d.C. possui degraus de pedra raramente preservados, que ligavam os níveis inferiores voltados para o Reno ao complexo elevado do Pretório, descoberta durante escavações. - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
A escadaria romana do século I d.C. possui degraus de pedra raramente preservados, que ligavam os níveis inferiores voltados para o Reno ao complexo elevado do Pretório, descoberta durante escavações.
Pinturas murais visíveis, buracos de pregos para guirlandas e uma laje de altar recuperável destacam seu estado intacto, contrastando com a escassez de sobrevivência de tais características no norte da Europa.
Por sua vez, uma escadaria romana do século I, que conecta os níveis inferior e superior próximo ao rio Reno, oferece uma visão da arquitetura urbana vertical da cidade, protegida por antigos preenchimentos.
As escavações também revelaram uma grande fundação de abside de basílica do século IV, feita de tufo vulcânico, basalto e argamassa duradoura.
© Foto / Cidade de Colônia/Museu Romano-Germânico, Michael WiehenVista detalhada do nicho do altar de uma casa do século II, com vestígios visíveis da pintura mural original e de elementos estruturais.
Vista detalhada do nicho do altar de uma casa do século II, com vestígios visíveis da pintura mural original e de elementos estruturais. - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2026
Vista detalhada do nicho do altar de uma casa do século II, com vestígios visíveis da pintura mural original e de elementos estruturais.
Essas descobertas abrangem os séculos I a IV d.C., conectando a administração imperial, a devoção doméstica e as transformações da Antiguidade Tardia ao longo da fronteira do Reno.
Elas foram descobertas durante a construção de um passeio arqueológico subterrâneo, que melhorou o acesso do público à história romana sob a Colônia moderna.
Dessa forma, o artigo conclui que, para os estudiosos, a descoberta é excepcional, pois oferece um retrato preservado da espiritualidade doméstica romana, enterrado sob camadas de desenvolvimento urbano secular.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала