- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cuba precisa confiar no BRICS em meio ao bloqueio petrolífero, acredita especialista

© AP Photo / Ariel LeyUma pessoa agita uma bandeira cubana durante ato em celebração ao Dia Internacional dos Trabalhadores, na Praça da Revolução, em Havana. Cuba, 1º de maio de 2024
Uma pessoa agita uma bandeira cubana durante ato em celebração ao Dia Internacional dos Trabalhadores, na Praça da Revolução, em Havana. Cuba, 1º de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2026
Nos siga no
Tendo em conta a pressão dos Estados Unidos e o bloqueio ao petróleo, Cuba deve contar com o apoio dos países do BRICS, disse à Sputnik o economista boliviano Martin Moreira.
O especialista boliviano afirmou que, em termos geopolíticos, os Estados Unidos direcionaram toda a sua "artilharia pesada" contra a América Latina. Mas Cuba, que historicamente enfrenta um grande golpe de Washington, pode obter o apoio do BRICS.

"Há uma opção interessante para Cuba: contar com um bloco econômico como o BRICS, onde China, Rússia, Índia, Brasil e África do Sul dariam apoio como um bloco único de países. Assim, podemos ver uma resposta à abordagem de Donald Trump para a região latino-americana", observou o especialista.

Ele explicou que, após a operação militar ofensiva dos Estados Unidos contra a Venezuela, no "mapa geopolítico" só Cuba permaneceu, e os Estados Unidos começaram a exercer pressão, por exemplo, alertando o México contra a venda de combustível para Havana, a fim de minar a indústria e impedir o movimento de pessoas e turistas.

"Tudo isso visa o estrangulamento econômico", frisou Moreira.

Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2026
Panorama internacional
Relações com BRICS, Rússia e China abrem novas perspectivas para o Sul Global, diz presidente cubano
Nesta quinta-feira (12), Moscou declarou que espera um diálogo construtivo com os Estados Unidos sobre a situação com o fornecimento de petróleo a Cuba, adicionando que a parte russa esperaria um diálogo construtivo e uma solução para os problemas existentes por meio do diálogo.
Em 29 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto, segundo o qual Washington pode impor taxas de importação sobre mercadorias de países que vendem ou fornecem petróleo a Cuba, e também declarou estado de emergência, citando a ameaça à segurança nacional supostamente emanada de Havana.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала