- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países bálticos querem se tornar posto avançado da OTAN na fronteira com Rússia, diz analista

© AP Photo / Pavel GolovkinTanques dinamarqueses Leopard 2A7 em movimento durante os exercícios militares do Acampamento de Inverno 23 perto de Tapa, Estônia, 5 de fevereiro de 2023
Tanques dinamarqueses Leopard 2A7 em movimento durante os exercícios militares do Acampamento de Inverno 23 perto de Tapa, Estônia, 5 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 14.02.2026
Nos siga no
Nas últimas décadas, os países bálticos têm exercido um papel de destaque na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), têm se visto como um posto avançado no flanco oriental da Aliança, sem outra agenda própria, disse à Sputnik Aleksei Gromyko, diretor do Instituto da Europa da Academia de Ciências da Rússia (RAN, na sigla em russo).
Segundo Gromyko, os países bálticos recebem amplo apoio militar dos EUA e da OTAN, abrigam novas forças da Aliança em seus territórios e aumentam seus orçamentos de defesa.

"Nos últimos 30 anos, [os países bálticos] enxergaram sua vocação geopolítica justamente no papel de posto avançado no flanco oriental da OTAN. Não têm mais nenhuma outra agenda", ressaltou.

Além disso, o pesquisador salientou que os países bálticos estão instalando minas na fronteira com a Rússia e Belarus e saíram da Convenção sobre a Proibição do Uso, Armazenamento, Produção e Transferência de Minas Antipessoais e sobre a sua Destruição, de 1997.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen (à esquerda), e a primeira-ministra estoniana, Kaja Kallas, durante as comemorações do 105º aniversário da República da Estônia. Tallinn, Estônia, 24 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2025
Panorama internacional
Aposta dos Países Bálticos em se associar à rede elétrica da UE os tornará vulneráveis, diz analista
O analista militar destacou que as forças armadas dos países bálticos são insignificantes.
Assim, segundo o acadêmico, nas futuras relações da Rússia com a OTAN, o tom deverá ser dado pelos Estados Unidos e pelos principais países europeus, como Alemanha e França.
Nos últimos anos, a Rússia tem denunciado uma atividade sem precedentes da OTAN em suas fronteiras ocidentais. A Aliança tem ampliado suas iniciativas, classificando-as como "contenção da agressão russa".
Moscou já manifestou diversas vezes sua preocupação com o aumento das forças da OTAN na Europa. O Kremlin observou que a Rússia não ameaça ninguém, mas não ignorará ações que possam colocar em risco seus interesses.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала