- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Forças russas libertam 2 povoados e continuam avançando em profundidade da defesa inimiga, diz MD

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovTanque T-80 na direção de Krasnoarmeisk, na zona da operação militar especial.
Tanque T-80 na direção de Krasnoarmeisk, na zona da operação militar especial. - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2026
Nos siga no
Unidades do agrupamento de tropas russas Sever (Norte) libertaram o povoado de Pokrovka na região de Sumy, relatou nesta segunda-feira (16) o Ministério da Defesa da Rússia.
Acrescenta-se que as tropas ucranianas perderam mais de 170 militares, 18 carros, quatro depósitos de meios materiais e três depósitos de munições na zona de operações do agrupamento Sever.
Por sua vez, os militares do agrupamento de tropas russas Yug (Sul) libertaram das forças de Kiev o povoado de Minkovka na República Popular de Donetsk (RPD), acrescenta o comunicado da entidade militar. Acrescenta-se que o Exército ucraniano perdeu no último dia mais de 175 militares, um tanque, seis blindados de combate e dois depósitos de meios materiais na zona de operações do agrupamento Yug (Sul).
Unidades do agrupamento Tsentr (Centro) melhoraram sua posição tática, tendo o adversário perdido nas últimas 24 horas até 300 militares, seis blindados de combate, nove carros e uma peça de artilharia.
Já os meios russos de defesa antiaérea derrubaram no último dia oito projéteis de sistema Himars e 345 drones ucranianos de asa fixa, avança o Ministério da Defesa.
O Exército ucraniano no último dia perdeu mais de 275 efetivos, quatro blindados de combate, dez carros, três peças de artilharia de campanha e duas estações de guerra eletrônica na zona de operações do agrupamento Vostok (Leste).
Soldado da unidade Akhmat das forças especiais russas próximo a um veículo blindado de fabricação estrangeira atingido na região de Kursk. - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2026
Operação militar especial russa
Flexibilidade e boa criatividade: analista revela qualidades das forças russas que trarão vitória
O comunicado acrescenta que as unidades do agrupamento Zapad (Oeste) tomaram linhas e posições mais vantajosas atingindo o pessoal e equipamentos bélicos de formações ucranianas em várias áreas na região de Carcóvia e na RPD, tendo o adversário perdido mais de 150 militares, dois blindados de combate, 13 carros e três depósitos de munições.
As tropas ucranianas perderam no último dia até 20 efetivos, três blindados de combate, 11 carros e duas estações de guerra eletrônica, entre outros equipamentos bélicos, na área do agrupamento russo Dniepre.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos do adversário:
670 aviões;
283 helicópteros;
114.642 veículos aéreos não tripulados;
650 sistemas de mísseis antiaéreos;
27.726 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.664 lançadores múltiplos de foguetes;
33.313 peças de artilharia de campanha e morteiros;
54.532 veículos militares especiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала