- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Com encontro em Genebra 'EUA buscam via racional para resolver o conflito ucraniano', diz analista

© POOLO presidente russo, Vladimir Putin, é recebido por seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em Anchorage, Alasca
O presidente russo, Vladimir Putin, é recebido por seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em Anchorage, Alasca - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2026
Nos siga no
O encontro entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos que começa nesta terça-feira (17) em Genebra para debater o conflito ucraniano terá perfil mais político, declarou a Sputnik o especialista em relações internacionais Alejandro Laurnagaray.
Segundo uma declaração anterior do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, as negociações entre a Rússia e a Ucrânia, mediadas pelos EUA, em Genebra, estão agendadas para ocorrer de terça (17) a quarta-feira (18).

"Abordará as questões territoriais de fundo; a Ucrânia já não conta com o mesmo respaldo dos Estados Unidos e o problema central é quando a Europa e Kiev vão reconhecer os territórios que já estão integrados à Rússia", explicou ele.

Para a Europa, avaliou, a racionalidade passa por resolver o conflito em função da situação estratégica e do poder militar. Ele destacou que Estados Unidos e Moscou podem negociar nuances e alguns aspectos secundários, sempre que não afetem sua segurança estratégica.

"Os Estados Unidos, que foram quem impulsionou o conflito, buscam agora uma via racional.Os especialistas que estão nas negociações conhecem bem as 'linhas vermelhas' e sabem até onde se pode avançar; a questão territorial e a entrada da Ucrânia na OTAN não são negociáveis, a Rússia foi clara desde o princípio", concluiu.

Vista do Kremlin antes do nascer do sol em Moscou. Rússia, 22 de janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 16.02.2026
Operação militar especial russa
Negociações trilaterais em Genebra sobre a Ucrânia serão realizadas a portas fechadas, diz fonte
Kremlin informou que a delegação russa será ampliada, com a participação do vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin, chefe do Departamento Geral do Estado-Maior, almirante Igor Kostyukov, e outros, além do assessor do presidente da Rússia, Vladimir Medinsky.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала