"Enquanto Donald Trump for presidente dos EUA e eu for vice-presidente, os Estados Unidos da América não repetirão o vergonhoso erro do nosso passado, quando outros ficaram de braços cruzados e ignoraram a resistência heroica do povo iraniano em sua luta contra a brutalidade do regime deles. A audaz e crescente resistência do povo iraniano hoje oferece esperança e fé a todos os que lutam pela liberdade e contra a tirania. Não devemos e não vamos desistir deles", escreveu Pence em seu Twitter nesta segunda-feira.
Manifestações aconteceram em diversas cidades importantes no Irã, incluindo Teerã, Mashhad, Isfahan e Rasht, em 28 de dezembro de 2017. Desde então, a população tem ocupado as ruas diariamente para protestar contra o desemprego, a pobreza e o aumento do custo de vida. Segundo a imprensa local, pelo menos 12 pessoas já morreram durante os conflitos entre os manifestantes e as forças de segurança.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, prometeu nesta segunda-feira empreender mais esforços para solucionar os problemas econômicos, o desemprego, a inflação e a poluição do ar no país.