Almirante explica causa da colisão de navio mercante com navio da Marinha russa

Um navio de carga sob bandeira de Serra Leoa colidiu com o navio Yamal da Frota do Mar Negro da Rússia no mar Egeu. Segundo o ex-comandante da Frota do Báltico russa, almirante Vladimir Valuev, a culpa pelo acidente é da embarcação serra-leonesa.
Sputnik

Acidente com navios perto da costa chinesa resulta em 32 desaparecidos
A colisão aconteceu na manhã de 30 de dezembro no estreito entre as ilhas gregas de Cárpatos e Rodes. O acidente não provocou vítimas, o navio russo não sofreu nenhuns danos.

De acordo com o porta-voz da Frota do Mar Negro, Vyacheslav Trukhachev, após a colisão "os navios permaneceram operacionais e continuaram navegando rumo a seus portos de destino".
O porta-voz da frota acrescentou que foi a embarcação serra-leonesa que causou o acidente.

"Seguindo em rumo paralelo e ultrapassando o navio russo por bombordo, [o navio de carga] mudou bruscamente de rumo virando para estibordo sem verificar se a ultrapassagem tinha sido completada", explicou.

Navio de assalto anfíbio dos EUA com caça F-35B patrulhará perto de Pyongyang
A mesma opinião partilha o ex-comandante da Frota do Báltico da Rússia, almirante Vladimir Valuev.

Ele acha que o navio de carga deveria ter seguido o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar (RIEAM-72). Segundo as regras, antes de ultrapassar outra embarcação é preciso informar a última via rádio VHF sobre a futura manobra, sublinhou.

O almirante afirmou que, dadas as circunstâncias do acidente entre as duas embarcações, o Yamal não tinha como evitar a colisão, tendo em conta o movimento por inércia.

Comentar