'Trump não pode ser mediador nas negociações com Israel', diz líder palestino

O líder palestino, Mahmoud Abbas, declarou neste domingo (14) que a Palestina não reconhece os Estados Unidos como um mediador nas negociações para a resolução do conflito com Israel e não aceitará o chamado "acordo do século", que está sendo preparado por Donald Trump.
Sputnik

"Nós dizemos 'não' a Trump. Nós não aceitaremos o chamado 'acordo do século'. Nós não reconhecemos os EUA como um mediador nas negociações com Israel", disse Abbas em um reunião do Comitê Central da Organização para a Libertação da Palestina, dedicada à decisão de Washington de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. 

Israel realiza novo ataque aéreo na Faixa de Gaza
Abbas também indicou que já recusou a oferta de se encontrar com o embaixador dos EUA em Israel, David Friedman.

O líder palestino reiterou que vai buscar uma resolução para o conflito no Oriente Médio que prevê o estabelecimento de um estado palestino nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como a capital.

"Jerusalém é a nossa capital, queiram eles ou não. Nós ficaremos aqui e não vamos a lugar algum apesar da ocupação [de Israel] e dos assentamentos [nos territórios palestinos]", disse Abbas.

As autoridades dos EUA declararam em várias ocasiões que Washington preparou um "acordo do século" que assegurará um processo de paz regional abrangente e irá pôr fim ao confronto entre Israel e Palestina. No entanto, os detalhes do plano ainda não foram esclarecidos.

Comentar