Conflito na capital da Líbia deixa 9 mortos e fecha aeroporto

Nesta segunda-feira (15), conflitos armados foram reportados na região do aeroporto da capital da Líbia, Trípoli. Pelo menos 9 pessoas foram mortas e todos os vôos foram suspensos.
Sputnik

Segundo informações da agência Reuters, tiros de artilharia pesada foram ouvidos no centro da cidade. O conflito, segundo informa a agência, foi entre duas forças de segurança locais, as Forças Especiais de Detenção (Rada) e outro ainda não identificado, porém tido como um dos grupos mais poderosos da região de Tajura, cidade próxima à capital.

Rússia: terroristas do Daesh fogem da Síria para Líbia e Afeganistão
O Rada atua na cidade como uma força anti-crime e anti-terrorismo, controlando  o aeroporto de Mitiga, além de uma prisão próxima ao local. Segundo as informações, o grupo sofre ataques dos grupos rivais com frequência.

Um oficial do Ministério da Saúde afirmou que os corpos foram levados para um hospital próximo.

Segundo a mídia local, ao menos 28 pessoas ficaram feridas durante o confronto.

O aeroporto de Mitiga é uma base militar que tem sido utilizada por vôos civis desde 2004, quando o aeroporto internacional da cidade foi destruído durante conflitos.

A cidade de Trípoli é controlada por grupos armados desde 2011, quando um levante retirou Muammar Khaddafi do poder.  Essas facções costumam entrar em conflito devido a assassinatos e prisões de seus membros. 

Nos últimos meses, informa a agência, o número de conflitos diminuiu. Essa situação se deve ao fato de que muitos desses grupos se alinharam ao governo do país, incluindo o Rada, que consolidou seu controle sobre grandes áreas da capital.

Comentar