Militares norte-americanos treinam guerra contra Coreia do Norte, diz mídia

Os militares norte-americanos estão treinando para estarem preparados para possíveis combates com os soldados norte-coreanos, assegura o jornal The New York Times.
Sputnik

Segundo informa o NYT, em dezembro, as tropas norte-americanas realizaram uma simulação de desembarque aéreo com quase meia centena de helicópteros no estado da Carolina do Norte.

Coreia do Norte estaria se preparando para outro teste nuclear? (FOTOS)
Em seguida, em Nevada cerca de 120 paraquedistas imitaram a invasão a um país estrangeiro saltando de um avião de transporte militar pesado de longo alcance C-17 em horas noturnas.

O jornal comunica também que, em fevereiro, mais de 1.000 reservistas irão aos centros de mobilização para treinar o transporte rápido de forças para o exterior. Nesse mesmo mês, o Departamento de Defesa pretende enviar para a península da Coreia um contingente de tropas de elite.

Segundo alguns funcionários, isso pode ser o primeiro passo para formar um grupo operativo na Coreia do Sul, semelhante aos que se criaram no Iraque e na Síria.
Outros funcionários indicam que o plano se realizará, supostamente, no âmbito da luta contra o terrorismo.

O jornal norte-americano afirma que a preparação das forças para eventuais emergências é uma prática normal, mas a escala e os prazos das últimas manobras fazem supor que em foco está a preparação dos militares para uma possível guerra com a Coreia do Norte.

Pyongyang apela à nação coreana para que entenda 'natureza ignóbil' dos EUA
Segundo destaca o jornal, vários funcionários do Pentágono afirmam que os exercícios foram ordenados pelo secretário de Defesa, James Mattis, e respondem à necessidade de preparação para prováveis ações armadas na península da Coreia.

Hoje cedo, Pyongyang acusou Washington de tentar impedir a normalização das relações entre as duas Coreias.

Em 9 de janeiro, as delegações de Seul e Pyongyang se reuniram pela primeira vez em dois anos na localidade de Panmunjom, na zona desmilitarizada entre os dois países. Os negociadores das duas Coreias chegaram a um acordo para retomar o diálogo e diminuir a tensão.

A tensão entre Seul e Pyongyang aumentou consideravelmente nos últimos meses devido às incessantes manobras militares dos Estados Unidos na região e aos testes balísticos da Coreia do Norte.

Comentar