Perigo real para porta-aviões dos EUA: jornal alemão avalia novo míssil russo

O complexo de mísseis Tsirkon que está em desenvolvimento na Rússia representará uma ameaça real para os porta-aviões estadunidenses, escreve o jornal alemão Stern.
Sputnik

O artigo publicado no Stern informa sobre a modernização dos cruzadores russos Admiral Nakhimov e Pyotr Veliky. Tais navios, segundo o autor do artigo, eram considerados obsoletos, mas agora está planejado equipá-los com mísseis de cruzeiro Kalibr e complexos de defesa antiaérea S-500.

Avanço qualitativo das armas de alta precisão: o que impressiona especialistas ocidentais
No entanto, a principal novidade, destaca-se no artigo, será o míssil hipersônico Tsirkon, que é capaz de atingir a velocidade de 7.400 km/h, com um raio de alcance de até 600 km. Com este míssil, a frota russa pode representar uma ameaça séria para os porta-aviões norte-americanos, para não falar de navios de outros países.

No entanto, o autor frisa que um conflito armado entre Moscou e Washington é pouco provável e que Rússia vai usar seus navios modernizados para reforçar sua imagem de potência mundial em várias partes do mundo. Mesmo assim, estes navios tornarão os oceanos da Terra em "águas perigosas" para os porta-aviões dos EUA.

O complexo de mísseis Tsirkon é uma das elaborações mais recentes da indústria militar russa. Os trabalhos do projeto são classificados.

Comentar