EAU exibem maior lança-foguete do mundo para conter houthis no Iêmen

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) desenvolveram o lança-foguetes múltiplo Jobaria MCL, um dos mais potentes do mundo no território iemenita. Seu objetivo é proteger dos rebeldes houthis a base militar da coalizão, situada na cidade de Marib (Iêmen), liderada pela Arábia Saudita.
Sputnik

As imagens do enorme sistema de artilharia foram compartilhadas através do Twitter por Jeremy Binnie, editor para o Oriente Médio e África da revista Jane's Defence Weekly.

Parece que um dos lançadores múltiplos de foguete Jobaria dos EAU, foi implantado para defender a base da coalizão em Marib, Iêmen

Os lança-foguetes múltiplos Jobaria MCL conta com o total de 240 tubos de lançamento, o maior número de lançamentos desse tipo no mundo. Este sistema de artilharia é capaz de disparar todos seus projéteis de calibre 122 em dois minutos, enquanto sua frequência de tiros é de dois disparos por segundo.

​O alcance do Jobaria MCL varia de 16 a 40 quilômetros e somente requer três pessoas para ser utilizado.

Coalizão árabe corta abastecimento de houthis no Iêmen
Desde 2014, o Iêmen tem enfrentado um confronto armado entre o governo internacionalmente reconhecido do presidente Abd Rabbuh Mansur Hadi e o movimento rebelde dos houthis.

Em 2015, a coalizão liderada pela Arábia Saudita e composta em sua maioria por países da região do golfo Pérsico, lançou ataques aéreos contra o país. Durante o conflito, mais de dez mil civis morreram, incluindo 2.400 crianças e 2.000 mulheres.

Nos últimos meses, a crise tem se intensificado. Desde novembro de 2017, Riad interceptou vários mísseis balísticos lançados pelos houthis contra as instalações militares e civis sauditas.

Comentar