Condenado pelo juiz Sergio Moro em primeira instância, o TRF-4 irá decidir em segunda instância se Lula recebeu um tríplex no Guarujá como contrapartida de corrupção da empreiteira OAS. Caso o petista seja condenado no julgamento que irá ocorrer no dia 24 de janeiro, ele poderá ser impedido de ser candidato à presidência. Lula é o atual líder das pesquisas.
"Que [o TRF-4] tenha a força moral de afirmar a inocência de Lula no processo em questão, se como eu, não vislumbrar clara sua culpa", escreveu Ciro Gomes em publicação no seu Facebook.
"É definitivamente constrangedor e inexplicável que nenhum quadro relevante do PSDB esteja preso apesar de fartas e robustas evidências de seu orgânico e ancestral envolvimento em corrupção. Mas não é irrelevante que estejam presos quadros centrais do PMDB como Eduardo Cunha, Gedel Vieira Lima ou Henrique Alves. E que o próprio presidente Michel Temer tenha sido chamado pela Justiça a responder por seus atos de corrupção, embora impedida, a mesma justiça, de prosseguir na apuração, pelo poder político subornado", disse o pedetista.
Leia a íntegra do texto de Ciro Gomes: