Tal informação foi revelada pelo jornal The Telegraph que cita os documentos desclassificados do governo britânico.
Segundo escreve o jornal, a Administração de George H. W. Bush estava pronta para compartilhar as tecnologias militares estrategicamente importantes, bem como os sistemas de defesa.
Washington acreditava que Yeltsin tivesse "um conceito completamente novo e vontade de cooperar, que os norte-americanos queriam usar para se beneficiar de relações mais frutíferas", informa o jornal citando as palavras de Stephen Wall, conselheiro do primeiro-ministro do Reino Unido.
Ademais, os documentos do governo britânico contêm preocupações quanto aos perigos em que poderia resultar essa cooperação russo-americana, em particular, poderia levantar "questões difíceis para a segurança global".
No entanto, o jornal também revelou outros documentos que mostram que logo depois Washington "moderou suas ambições" quanto à cooperação com a Rússia na área de elaborações estratégicas.
Os EUA declararam a criação da Iniciativa Estratégica de Defesa em 1983. O programa prevê a construção do sistema de defesa antiaérea global que incluiria posicionamento de alguns de seus elementos no espaço.
No entanto, o projeto foi fechado na etapa de experimentos sendo que foi considerado antigo e extremamente caro.