Falando à Sputnik, Abdel Qader Farzat, o chefe do Departamento de Museus e Antiguidades de Hama disse que "artefatos valiosos foram encontrados fora de Akerbat, que fica a 85 quilômetros a leste de Hama. Quando chegaram as primeiras informações dos militares, um grupo de nossos Os especialistas viajou para o local e determinou que o mosaico remonta à época bizantina. Foi criado na primeira metade do século V. O mosaico de grande porte possui pássaros e é coberto com uma camada de terra de 1,5 metros".
"À medida que cavávamos o mosaico recém-encontrado, achamos outro a apenas 80 centímetros de distância. O segundo não está tão profundo, tem 7x8 metros de tamanho. A imagem mostra pavões, patos, pombos, plantas e animais, geométricos figuras e seis linhas gregas. Um de seus lados é semicircular e pode ter abrigado um altar na igreja ", acrescentou.
Segundo Farzat, as obras de escavação já entraram na terceira semana. Os melhores especialistas do Departamento de Antiguidades estão empenhados em limpar os artefatos para que possam ser transportados para laboratórios e restaurados futuramente.
Uma vez concluído o trabalho, os objetos serão colocados em exibição pública, destacou a autoridade.