Novo desfile militar na Coreia do Norte à vista?

Pyongyang poderá celebrar mais um evento militar em grande escala na véspera dos Jogos Olímpicos.
Sputnik

A agência norte-coreana KCNA comunicou que em 8 de fevereiro diversos eventos ocorrerão no país asiático com objetivo de festejar o aniversário da criação do Exército Popular da Coreia.

O Bureau Político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte anunciou na segunda-feira (22), citado pela KCNA, que vários órgãos oficiais norte-coreanos darão "passos práticos" com objetivo de "celebrar de forma significativa" o 70º aniversário da criação do Exército Popular da Coreia em 8 de fevereiro.

Coreia da Norte está perto de ter capacidade nuclear, afirma diretor da CIA
O Exército norte-coreano foi criado em 1948 pelo então líder do país, Kim Il-sung. A pedido do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a partir de agora todo ano no dia 8 de fevereiro será comemorado "o dia da Criação do Exército", e será marcado por diversos eventos organizados pelas autoridades a todos os níveis para que "os membros do partido e outros trabalhadores compreendam profundamente os marcos" de Kim Il-sung.

A agência sul-coreana Yonhap informa, citando um funcionário sul-coreano, que foi detectada a mobilização de aproximadamente 13.000 soldados e 200 peças de artilheira no aeroporto de Pyongyang, fazendo supor que a Coreia do Norte esteja se preparando para um grande desfile militar.

Se o desfile ocorrer, será um dia antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, organizados pelo vizinho do Sul.

Comentar