Missão secreta: navio espião russo é detectado perto da costa oriental dos EUA

O navio espião da Marinha russa, Viktor Leonov foi detectado a 100 milhas marinhas (185,2 km) do litoral norte-americano. Qual seria sua missão em águas tão distantes?
Sputnik

O navio foi detectado em águas internacionais, próximo da costa do estado da Carolina do Norte, informa a CNN citando fonte das Forças Armadas dos EUA.

De acordo com a fonte, o navio de reconhecimento, equipado com vários aparelhos tecnologicamente avançados, está sendo vigiado pela Marinha dos Estados Unidos usando o destróier USS Cole, bem como outros meios disponíveis.

Segundo dados da CNN, há alguns dias o navio russo partiu de Porto de Espanha (capital de Trinidad e Tobago).

Tensão no Mar do Norte: fragata britânica escolta navio russo para longe do Reino Unido
Na semana passada, os EUA vigiaram as ações do navio no mar das Caraíbas. Naquele momento sua rota não era clara. 

No entanto, não é a primeira vez que o navio russo visita águas próximas da costa estadunidense. Nas últimas vezes, o navio navegou ao longo da costa oriental perto do cabo Canaveral, também próximo da base naval dos submarinos Kings Bay, da base militar Norfolk e de outra base de submarinos em New London.

Assim, ao considerar a experiência dos anos anteriores, o navio russo Viktor Leonov provavelmente realizará a mesma rota, passando perto da costa norte-americana e recolhendo dados de reconhecimento durante quatro ou seis meses.

Comentar