Novo avião russo de reabastecimento realiza seu primeiro voo

O protótipo do moderno avião de reabastecimento aéreo Il-78M-90A realizou seu primeiro voo, informou o centro russo de projeto e fabricação de aeronaves Ilyushin.
Sputnik

"Hoje, 25 de janeiro, o moderno avião de reabastecimento Il-78M-90A realizou seu primeiro voo", lê-se no comunicado publicado no site da empresa. 

A empresa construtora destacou que se trata da primeira aeronave de reabastecimento produzida no território da Rússia na época pós-soviética. 

Maior aeronave supersônica russa mostra seu esplendor a Vladimir Putin
Anteriormente, a produção de aviões Il-78M era realizada no Uzbequistão. 

"A nova versão aperfeiçoada do avião de reabastecimento foi criada com base no moderno avião de transporte militar Il-78M-90A", especificou a empresa.

O avião foi equipado com quatro motores PS-90A-76 da nova geração, que são mais poderosos e respondem aos padrões de ruído e baixos níveis de emissão de substâncias tóxicas na atmosfera. Seu gasto de combustível é 12-14% menor que do motor D-30KP, implantado em outras modificações de aviões de reabastecimento. 

"Assim, o Il-78M-90A possui maior alcance de voo e pode levar um volume maior de combustível para reabastecimento de aviões", acrescentou o serviço de imprensa.

Eis como decorre reabastecimento no ar de aviões de acrobacia aérea russos (VÍDEO)
O avião será o principal para reabastecimento no ar de aeronaves de longe alcance, frota e aeronaves especiais. O Il-78M-90A permitirá realizar reabastecimento simultâneo de dois aviões da frota (da classe Su-27, MiG-29) com um equipamento especial instalado na asa. 

Anteriormente, construtores do avião assinalaram que compradores de vários países, inclusive do Sudeste Asiático e países africanos, demonstraram seu interesse pelo avião modernizado.

Comentar