O ex-presidente tinha agenda prevista na cidade de Adis Abeba, Etiópia, para falar sobre ações de combate à fome em evento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A assessoria de Lula confirmou que sua viagem foi cancelada.
"O sr. Ricardo Leite (…) intrometeu-se no assunto de forma descabida, extemporânea e injustificável. Cerceou o direito de ir e vir de Lula a poucas horas do embarque, provocando mais um constrangimento internacional para o nosso país", acrescenta a nota.
O comunicado lembra ainda que foi juiz Ricardo Leite que decretou a suspensão das atividades do Instituto Lula em 2016, sendo, em seguida, desautorizado pelo Tribunal Federal da 1ª região. Segundo o PT, "nao é a primeira vez que o sr. Ricardo Leite adota decisões descabeladas que lhe rendem holofotes mas envergonham o Judiciário".
"Provocações como essa não vão nos intimidar. O PT e Lula seguirão firmes na luta contra a fome, no Brasil e no mundo, e na defesa dos direitos da cidadania", conclui a nota.