Abrigo para humanidade? Eis característica em comum entre lua de Saturno e Terra

Em todo o Sistema Solar, só esse corpo celeste possui essas peculiaridades importantíssimas.
Sputnik

Em busca de extraterrestres: multimilionário russo planeja enviar nave a lua de Saturno
Titã, uma das numerosas luas que orbitam Saturno, tem o nível do mar, revela um novo estudo baseado nos dados recolhidos pela sonda Cassini, antes de finalizar sua missão em 15 de setembro do ano passado.

A pesquisa dirigida por Alex Hayes, professor da Universidade de Cornell (EUA), informa que os mares de Titã mantêm a mesma elevação ao longo de toda a sua superfície, algo que também ocorre na Terra. Isso significa que os corpos líquidos deste satélite natural estão conectados debaixo da superfície através de algum sistema similar aos aquíferos do nosso planeta.

O estudo, que também inclui um novo mapa topográfico, revelou a existência de novas montanhas em Titã. No entanto, a principal conclusão dos cientistas é que a superfície deste satélite é mais plana do que se acreditava. Nenhuma das elevações recém-descobertas supera 700 metros.

Titã é considerado um dos corpos celestes situados no Sistema Solar mais parecidos com a Terra. Além disso, é o único junto com nosso planeta que conta com líquido estável em sua superfície.

Comentar