Catalunha quer criar exército para se defender da Espanha

O Governo da Catalunha estuda a possibilidade de criar um exército ou obter proteção temporária de outro Estado para se defender de possíveis represálias da Espanha se a independência do território acontecer.
Sputnik

De acordo com informações divulgadas pelo jornal El País, a Guarda Civil espanhola entregou um relatório a um tribunal em Barcelona, no qual se concluiu que a Generalitat (Executivo catalão) projetou a criação de um Exército "para a defesa da República".

Esta conclusão decorre da análise de mais de 20.000 emails confiscados de Lluís Salvadó, ex-secretário do Tesouro da Catalunha, que inclui um documento intitulado "A segurança da República da Catalunha".

Manifestação na Catalunha demanda reinstalação do governo de Puigdemont (VÍDEO)
Este documento aponta que "há muita incerteza sobre como o Estado espanhol se comportará" durante o "período de transição" para uma eventual Catalunha independente.

Neste dossiê, os autores argumentam que a Catalunha "precisará de outro estado que lhe dê proteção temporária" e até mesmo colocar na mesa a opção de implementar um serviço militar obrigatório, embora essa possibilidade seja descartada pela prevísivel rejeição da população.

​As autoridades regionais declararam a independência unilateralmente em 27 de outubro de 2017, mas a Câmara Alta do Parlamento espanhol, em resposta, invocou o artigo 155 da Constituição espanhola, introduzindo a governança direta de Madri em relação à Catalunha. No mesmo dia, o governo catalão e seu chefe foram depostos e eleições instantâneas na região foram anunciadas.

Comentar