São anuladas sanções contra 28 esportistas russos de participar dos Jogos Olímpicos

Na quinta-feira (1), o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) anulou sanções de participar dos Jogos Olímpicos contra 28 atletas russos, que foram sancionados por suspeita de terem violado normas antidoping durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi.
Sputnik

O documento sobre cancelamento das sanções foi publicado no site oficial do tribunal.

"No que diz respeito a 28 atletas, […] as sanções foram anuladas; os resultados individuais alcançados durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 foram restabelecidos", enfatizou o comunicado de imprensa divulgado pelo TAS nesta quarta-feira (1).

Rússia possui provas que desmentem acusações de substituir amostras de atletas russos
Além do mais, a decisão do tribunal permite participação dos 28 atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrerão entre 9 e 25 de fevereiro, na cidade sul-coreana de Pyeongchang.

Enquanto isso, o TAS confirmou violação das normas antidoping por outros 11 esportistas russos, contudo, substituiu a sanção interna dos Jogos Olímpicos por afastamento das Olimpíadas de 2018 em Pyeongchang.

Anteriormente, o Comitê Olímpico Internacional (COI) reconheceu culpa de 43 esportistas russos por terem violado as regras antidoping nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, anulando seus resultados e afastando-os internamente de participação das Olimpíadas. A Rússia perdeu 13 medalhas e, consequentemente, o 1º lugar no ranking final.

Comentar