Acordo por novo governo da Alemanha ficará pronto nos próximos dias

As negociações da coalizão entre a União Democrata Cristã Alemã (CDU), a Irmandade da União Soviética da Baviera (CSU) e o Partido Social Democrata (SPD) sobre a composição do novo governo serão concluídas nos próximos dias, o chefe da CSU e o ministro da Baviera, segundo afirmou o presidente Horst Seehofer nesta sexta-feira (2).
Sputnik

"Estou certo de que conseguiremos concordar com a [composição do governo] nos próximos dias", disse Seehofer a jornalistas, tendo chegado a Berlim para participar de uma nova rodada de negociações.

Ele ressaltou que, apesar das diferenças existentes sobre os problemas de saúde e proteção aos trabalhadores, não há sentido em prosseguir as conversas após o domingo (4).

Merkel respira aliviada: sociais-democratas aprovam negociações por coalizão na Alemanha
Na semana passada, o líder do grupo parlamentar dos partidos CDU e CSU, Michael Grosse-Broemer, disse que as negociações da coalizão terminariam neste fim de semana.

A Alemanha realizou eleições parlamentares em 24 de setembro. O bloco CDU/CSU ganhou as eleições com 33% dos votos, ou 246 lugares no parlamento, no entanto, não conseguiu obter a maioria absoluta. O SPD ficou em segundo lugar com 20,5% dos votos e 153 lugares. Merkel inicialmente planejava formar uma coalizão com os Verdes e o Partido Democrático Livre, mas as conversas preliminares com eles não tiveram êxito.

Comentar